Nesta segunda parte, o depoimento dos líderes do Sindmóveis, Stimmme-BG e Sindicato Rural da Serra Gaúcha

Analisar os fatos e acontecimentos do ano que passou é primordial para projetar os novos rumos, principalmente para as entidades. E,por isso, as entidades apontam os caminhos que estão sendo preparados para este ano.

Nesta segunda parte do balanços e perspectivas de entidades, os depoimentos dos presidentes: do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, Élson Schneider; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Stimmme-BG), Deoclides dos Santos e do presidente do Sindmóveis, Vinícius Benini.

“Queremos buscar um entrosamento maior com toda a cadeia produtiva”

O ano de 2019 para o Sindicato Rural da Serra Gaúcha foi de consolidação, de acordo com o presidente da entidade, Élson Schneider. Segundo o líder, apesar de já ter sido fundada há cinco anos, somente agora o sindicato está devidamente registrado. “Demorou mais de três anos para ser liberado, mas, de fato, houve essa consolidação, esse passo importante”, revela. Além disso, diferentes atividades com os associados foram realizadas para fortalecer ainda mais o papel da entidade na comunidade. “Tivemos um ciclo de encontros com os produtores rurais; consolidamos cursos de capacitação com o Senar, além de outros realizados em Carlos Barbosa, como de assistência técnica e gerencial de gado de leite”, pontua.

Elson Schneider, presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha

Schneider também avalia a Tecnovitis, feira promovida pelo sindicato, que está ganhando mais visibilidade a cada ano, além de ações que contribuíram para um aumento no número de associados. “Conseguimos, em conjunto com algumas entidades, fortalecer a Tecnovitis 2019, que foi um grande sucesso. Também ampliamos o nosso quadro social em mais de 40%. Isso significa que estamos atendendo às necessidades da comunidade e do nosso produtor rural”, frisa. Além do quadro social, foi ampliado, também, o quadro profissional. “Hoje temos duas contadoras à disposição dos associados e um biólogo atuando junto à entidade. Também temos a certificação digital e estamos nos preparando para a nota fiscal eletrônica. Outro destaque importante é que estamos assumindo a coordenação da fruticultura da câmara setorial da Farsul e isso é muito importante também, pois estamos conquistando mais espaços”, esclarece.

Para 2020, segundo Schneider, a perspectiva é a melhor possível, com a perspectiva de ampliação do rol de cursos preparando cada vez mais o produtor rural. “Queremos trabalhar direto com a mulher do campo, em um ciclo de encontros com assuntos voltado à esta temática. Também teremos a segunda missão à Europa, que está praticamente fechada, onde mais de 30 produtores rurais vão embarcar conosco em junho para a Alemanha e Itália. Enfim, a entidade sindical passa a ser a mais importante para a sociedade e a gente quer buscar cada vez mais o entrosamento com toda a cadeia produtiva”, revela.

“Nosso desafio é mostrar ao trabalhador as vantagens disponíveis para quem faz parte do sindicato”

Em 2019, de acordo com Deoclides dos Santos, atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Stimmme-BG), a entidade trabalhou para manter e ampliar a relação construída com o associado e com a família metalúrgica. “Mesmo diante das medidas do Governo para enfraquecer o movimento sindical, retirar direitos do trabalhador e do cidadão, com as reformas Trabalhista e Previdenciária, seguimos fortes em nosso propósito de defender o profissional ligado à entidade e continuar oferecendo benefícios e facilidades que se traduzem em mais qualidade de vida para o associado”, revela.

Deoclides dos Santos, presidente do Stimmme-BG

Segundo ele, com uma gestão eficiente o Stimmme-BG pôde seguir disponibilizando serviços como os atendimentos médicos e odontológicos em sua sede administrativa, bem como as consultas jurídicas e previdenciárias para os associados. Além disso, a entidade sindical esteve vigilante junto às empresas para garantir que nenhum direito do trabalhador fosse prejudicado.

Neste ano, a projeção e o desafio é continuar apoiando constantemente o associado, razão da existência da entidade. “Continuar mostrando ao trabalhador as vantagens disponíveis para quem faz parte do Sindicato, incentivando o profissional do setor metalúrgico, mecânico e de material elétrico a fortalecer a representatividade da entidade e, como contrapartida, se beneficiar de tudo o que o Stimmme-BG oferece”, pontua.

“A expectativa é que seja o melhor ano para
a indústria moveleira desde 2013”

O presidente do Sindmóveis, Vinícius Benini, destaca que, embora exista uma lentidão na recuperação do crescimento da economia, as boas notícias são de que há sinais de avanços por parte do governo, como a reforma previdenciária e a gestão macroeconômica. “Todavia, ainda há uma agenda complexa a ser enfrentada, como a reforma administrativa, desburocratização e a tão aguardada e necessária reforma tributária”, ressalta.

Segundo ele, já considerando uma agenda positiva, a expectativa de crescimento é superior em 2020, com o PIB crescendo acima de 2%. “A manutenção dessas expectativas e a continuidade das reformas são imprescindíveis para o setor industrial, em especial o moveleiro”, revela.

Vinícius Benini, presidente do Sindmóveis

Movelsul 2020

Ele frisa que, no que tange a 2020, os desafios ainda são grandes, mas a expectativa é que seja o melhor ano para a indústria moveleira desde 2013. “Há de se considerar um crescimento econômico maior em 2020 e em ascensão, crescimento das exportações e importantes eventos do setor que devem aquecer o mercado, como a Movelsul Brasil, em Bento Gonçalves. O foco da feira, que será realizada em março, nos pavilhões da Fundaparque, é a atração de visitantes qualificados e a promoção de ações especiais para potencializar a geração de negócios”, considera.

O dirigente destaca que a edição de 2020 chega com 33% de novos expositores e muitos que estão retornando à feira, o que demonstra a inclinação do setor a investimentos para a retomada. “A estratégia da Movelsul Brasil envolveu a atração de lojistas do segmento de e-commerce e mobiliário corporativo; a diversificação no mix de expositores e a criação de espaços de inspiração dentro da feira”, pontua Benini.

Ele explica que a Movelsul trará novidades interessantes ao setor. “Teremos um pavilhão para a exposição de empresas com alto grau de inovação e um projeto que chamaremos de Loja do Futuro, apresentando aos visitantes e expositores a jornada de compra omnichannel. Não temos dúvida de que será um evento surpreendente e que vai contribuir para a retomada do setor”, avalia.