Meteorologista alerta que frente fria deve durar, ao menos, até sexta-feira

Após dias de calor atípico para o inverno, a população de todo o estado começou a se preparar para os dias frios que se aproximam. Na segunda-feira, 26 de julho, uma frente fria passou pelo Rio Grande do Sul, o que vai refletir no restante da semana.

A meteorologista Cátia Valente, em vídeo informativo divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, afirma que veio muita nebulosidade sobre o estado e esse sistema é o responsável pela chuva que ocorreu. “Durante o inverno é extremamente normal dois sistemas atuarem: a frente fria, que traz a chuva, e a massa de ar polar, que traz o frio. É isso que vai acontecer nos próximos dias. Este clima começa a ganhar intensidade e a massa vai trazer tudo o que a gente tem direito na região, que são temperaturas negativas, geadas e vamos ter até neve”, destaca.
De acordo com Cátia, o período trará vento e, por isso, a sensação térmica será de temperaturas muito baixas. “A gente sente ainda mais frio do que os termômetros mostram”, explica.

Hoje o inverno vai ganhando intensidade com temperaturas negativas na região da Serra e em boa parte do estado. “A tarde não vai esquentar muito. Já vamos ter um pouco de sol e geadas generalizadas no oeste do Rio Grande do Sul. Porém, ainda vai ter umidade, então há chance de chuva na região da Campanha e possibilidade de neve na noite de quarta e na manhã de quinta-feira. As mínimas continuam negativas, pelo menos até sexta-feira”, alerta.

O frio intenso, entretanto, não é anormal. “É uma massa de ar polar de intensidade forte, mas estamos acostumados. O problema é que a maior parte dos invernos dos últimos anos tem sido mais amenos e isso é que não é normal”, aponta.

Onda de frio é pauta de reunião na prefeitura

Também na segunda-feira, 26, foi realizada uma reunião para o planejamento de ações devido à forte onda de frio. Estiveram presentes, o prefeito Diogo Siqueira, secretários de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, de Educação, Adriane Zorzi, de Segurança, Tenente Coronel Paulo César de Carvalho e adjunto de Esportes e Desenvolvimento Social, Wagner Dalla Valle.

Ficaram definidas ações de busca ativa de pessoas em situação de rua, pelo Serviço de Abordagem Social (Seas), para encaminhamento à Casa de Passagem e distribuição de cobertores e agasalhos. As secretarias pedem a doação durante as ações da Campanha de Vacinação.

Casa de Passagem
Rua Francisco Navarini, nº 136 – Maria Goretti
Horário de atendimento: das 19h às 7h
Para mais informações: (54) 3055-7337
CREAS: (54) 3055-7357