Há uma semana, diversos bairros de Bento Gonçalves sofrem com a falta de abastecimento de água. Os problemas persistem devido a falhas nas bombas da Corsan, que não conseguem fornecer água suficiente para os bairros mais elevados. Enquanto a Zona Norte da cidade contará com o apoio de caminhões pipa, os moradores de locais como Cidade Alta e Juventude da Enologia permanecem sem previsão para o retorno do abastecimento.

Equipes da Corsan têm trabalhado desde a madrugada desta terça-feira, 7, em manobras operacionais na rede para distribuir água às regiões afetadas. Os bairros da Zona Norte têm enfrentado instabilidade ou interrupção no abastecimento devido aos danos causados pelas fortes chuvas ao sistema de captação de água bruta da Corsan no arroio Barracão. A normalização do fornecimento de água está ocorrendo gradualmente, sem uma previsão oficial de retorno.

Para suprir a demanda, duas carretas e dois caminhões-pipa estão sendo direcionados para abastecer os reservatórios no bairro São Roque, de onde a água é distribuída para os demais bairros. Esses caminhões-pipa também estão atendendo hospitais, asilos, escolas e pontos de resgate de pessoas afetadas pelas enchentes.

Moradores que conseguiram contato com a Corsan foram informados de que a normalização do abastecimento está prevista para quarta-feira, 8 de maio, até o meio da tarde. No entanto, para os bairros como Cidade Alta, Juventude da Enologia, Vila Nova e Maria Goretti, ainda não foi apresentada uma solução alternativa pela Corsan.