Da frota da companhia aérea Azul, aeronave que vai à China buscar imunizantes deve partir às 13h do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Voo faz escala em Recife e depois parte para Mumbai

O Ministério da Saúde confirmou para hoje o voo que vai buscar dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 na Índia. Os procedimentos já estão em andamento e toda a negociação foi concluída.

O voo da empresa Azul foi antecipado e sairá de Campinas às 13h desta quinta-feira, 14, com destino ao Recife (Pernambuco), e depois para a cidade indiana de Mumbai. As vacinas estão previstas para chegar ao Brasil no próximo sábado, 16, pelo Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

A viagem terá mais de 15 mil quilômetros até a Índia. O Airbus A330Neo é a maior aeronave da frota da companhia e está equipado com contêineres específicos para garantir o controle de temperatura das doses de acordo com as recomendações do fabricante.

As doses foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde. A vacina da AstraZeneca/Oxford vai ser distribuída aos estados em até cinco dias após a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início à imunização em todo o país, de forma simultânea e gratuita.

O Ministério da Saúde tem o apoio da Azul e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas, Gol, Latam e Voepass, para a logística de transporte gratuito da vacina para Covid-19. As Forças Armadas vão garantir a segurança no transporte das doses pelo Brasil, em ação conjunta com o Ministério da Defesa.

Negociações

O Ministério das Relação Exteriores por meio da Embaixada em Nova Delhi, realizou gestões junto às autoridades indianas e ao Instituto Serum da Índia, em seguimento à carta do presidente Jair Bolsonaro ao primeiro-ministro Narendra Modi, de 8 de janeiro, e está apoiando as questões e trâmites internacionais da viagem.

O sucesso da aquisição das doses junto à matriz britânica e à produtora indiana confirma o excelente momento das relações Brasil-Reino Unido e Brasil-Índia, e a solidez dos relacionamentos estratégicos com os dois países. Tanto com a Índia quanto com o Reino Unido o Brasil tem mantido frequentes contatos de cooperação no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Imagem: Agência Brasil