Dados são da Secretaria Municipal de Esporte e Desenvolvimento Social, dispostos no Portal da Transparência da União, e se referem ao período de abril a agosto

Em meio à pandemia da Covid-19, o auxílio emergencial contribuiu para a queda temporária da pobreza no Brasil. Segundo estudo, divulgado na sexta-feira, 9 de outubro, pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social), 15 milhões de brasileiros saíram da linha da pobreza até agosto de 2020, uma queda de 23,7%. A comparação é feita com os dados fechados de 2019. De acordo com a definição usada pela FGV, a pobreza é caracterizada pela renda domiciliar per capita de até meio salário mínimo (R$ 522,50).

Em Bento Gonçalves, segundo o Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União, desde abril – mês em que o benefício foi instituído pelo governo federal – a agosto, houve uma variação média de 12.607 auxílios pagos. O montante total, nesse período, foi de R$ 47.356.200,00.

Em abril deste ano, a reportagem do Jornal Semanário divulgou que, ao menos, 5.100 famílias estavam aptas a receber o recurso federal. A coordenadora dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Lisia Darós, afirma “quando instituído pelo governo federal, em abril, o entendimento era de que todas pessoas necessitavam ter o Cadastro Único para solicitar o benefício. Com a orientação, em maio, os dados não foram mais catalogados, pois o Ministério da Cidadania passaria a analisar os já existentes. Então, passamos a auxiliar com consultas e informações apenas”, esclarece.

Em conformidade com a Secretaria Municipal de Esporte e Desenvolvimento Social (Sedes), 2.930 pessoas estão com o auxílio retido para avaliação de divergências cadastrais e 348 devolveram o valor (dados até agosto). O município contabiliza 66.313 pessoas contempladas com o benefício.

Foto: Reprodução