Durante a semana, as autoridades de Bento Gonçalves alertaram para um golpe já conhecido, mas que voltou a ser aplicado na Capital do Vinho e região. Trata-se do uso de um dispositivo conhecido como “chapolin”, utilizado para furtos em veículos e até mesmo dos próprios automóveis.

Funciona da seguinte maneira: os criminosos ficam próximos a um automóvel com alarme, que está sendo estacionado. Quando a vítima aciona o alarme para trancar o carro, o dispositivo utilizado bloqueia a frequência emitida, o que faz com que o automóvel não fique fechado.

Em suas redes sociais, o delegado titular da 2ª Delegacia de Polícia de Bento Gonçalves, Alvaro Pacheco Becker, fez o alerta e falou sobre o golpe. Em seu Facebook, o delegado declarou que os criminosos podem cometer diversos crimes, desde furtar os pertences dentro do automóvel, passando por levar o veículo ou até mesmo aguardar a vítima para realizar um sequestro. Diante disso, passou orientações para a comuidade, visando evitar entrar para a estatística.

Já a Brigada Militar concorda o pedido do delegado. Procurado pelo Semanário, o capitão do 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), Diego Caetano de Souza, declarou que a BM corrobora com as orientações passadas pela Polícia Civil a respeito do golpe.

O que fazer

– Conferir as portas
– Verificar se a trava funcionou
– Mesmo em estacionamentos, manter a atenção

Como denunciar

– Denunciar para a Polícia Civil (197)
– Denunciar para a Brigada Militar (190)
– Whatsapp da 2ª DP – (54) 99191.5428