O autor confesso do assassinato da menina Naiara Soares Gomes, de 7 anos, foi condenado a pouco mais de 16 anos de prisão por ter estuprado outra menina da mesma idade em 2017, quatro meses antes do rapto e homicídio de Naiara.

A sentença foi expedida pela 3ª Vara Criminal de Caxias do Sul, na segunda-feira, 4 de fevereiro. Souza foi condenado por estupro de vulnerável. Como o processo tramita em segredo de Justiça, o juiz Rudolf Carlos Reitz apenas divulgou a pena e que a denúncia do Ministério Público (MP) foi totalmente acolhida.

O criminoso está preso desde 21 de março de 2018 no isolamento da Penitenciária Estadual de Canoas 2 (Pecan 2). O processo do caso Naiara está em fase de recursos. Ele foi acusado pelo MP por estupro de vulnerável, homicídio qualificado por meio cruel (asfixia), recurso que torna impossível a defesa da vítima e meio para assegurar a execução de outro crime (o estupro), além de ocultação de cadáver. Caso condenado pelos três crimes, a pena prevista varia de 21 a 38 anos de reclusão.