O clima exerce uma influência grande sobre o nosso organismo, tanto sobre a pele pelos fatores externos, quanto no humor. Os desvios estéticos mais tratados com a chegada do frio são as manchas, as cicatrizes, a acne, as estrias, rugas e o fotoenvelhecimento, pois requerem procedimentos mais profundos e que necessitam de um pouco mais de cuidado com o sol.

– Manchas : Existem uma infinidade de tipos de manchas e o porque que elas surgem. As manchas podem ser de origem hormonal, o que ocorre comumente durante o período gestacional, por exposição demasiada ao sol e a luz sem proteção e ainda, alguns medicamentos podem causar o seu aparecimento. A Luz pulsada é um exemplo de procedimento muito realizado no frio e que trata com muito sucesso as manchas. O aparelho de luz intensa pulsada usa uma tecnologia que emite luz, e por conter vários comprimentos de onda, atinge vários tipos de alvo: a melanina (sardas, e manchas em geral), os vasos sanguíneos (microvarizes da face e colo) e o colágeno (flacidez , rugas). Sendo assim, o tratamento pode ser de forma superficial ou mais profunda de acordo com o objetivo do paciente. Como a Luz Intensa Pulsada age sobre os pigmentos e a cor escura, as manchas se tornam uma grande referência de tratamento deste equipamento. As principais áreas a serem tratadas no caso de melanoses solares (manchas por exposição ao sol) são: face, colo, antebraços e dorso das mãos.

O peeling químico é outro exemplo de tratamento para manchas, ele consiste na aplicação de um ácido, que deve ser escolhido com base no histórico da pele do paciente e do tipo de mancha. Os ácidos usados normalmente causam uma escamação no local da aplicação, obrigando o corpo a produzir “novas camadas de pele”. Essa escamação pode ser mais superficial ou mais profunda. No seu término as manchas já demonstram uma despigmentação e a qualidade de pele, quanto à textura e viço também melhoram bastante.

– Acne e cicatrizes: A acne, famosa “espinha” e os comedões conhecidos popularmente por “cravos”, ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das “espinhas”. O paciente pode ter uma pré-disposição genética para a formação de acne bem como fatores ambientais também podem influenciar, como uma má higienização da pele e maus hábitos alimentares. Com o passar do tempo, se não tratada, a acne pode deixar cicatrizes no paciente, principalmente na face.

Como tratamento para a acne e as cicatrizes geradas por ela, temos a limpeza de pele profunda, o peeling químico (citado anteriormente) pela descamação que ele proporciona, e a luz pulsada (também citada anteriormente) pela estimulação de colágeno que ameniza as cicatrizes.

-Rugas e fotoenvelhecimento: Muitos ainda não se preocupam com os perigos causados pela radiação solar, se expondo em horário inapropriados, sem o uso de protetor solar ou utilizando fatores de proteção insuficientes e até mesmo se esquecendo de reaplicá-lo. Essa falta de cuidado piora ainda mais a pele quando associada com o fator idade, pois com o passar dos anos as nossas fibras de colágeno e elastina vão perdendo a força inicial o que proporciona um aspecto “flácido” para a nossa pele, formando assim as temidas rugas. Como forma de tratamento podemos usar, como citados anteriormente, e o peeling químico e a Luz Pulsada, assim como, o Peeling de cristal que proporciona uma esfoliação mecânica na pele forçando o corpo a produzir celular epiteliais novas, e a Radiofrequência. A Radiofrequência tem sido o “xodó” para o tratamento de linhas de expressão e envelhecimento em geral, pois através de uma estimulação térmica ela proporciona a produção de uma bomba de colágeno e elastina, que da um efeito de maior tensão na pele do paciente diminuindo as linhas e aumento o contorno facial.

-Estrias: Sejam de origem mecânica (estiramento da pele) ou de origem hormonal, o que se sabe é que elas incomodam demais, principalmente as mulheres. As estrias vermelhas normalmente são mais recentes do que as brancas, porém ambas tem tratamento, e o principal sem dúvidas é a Carboxiterapia associada ao uso de ácidos se necessário. O tratamento não oferece nenhum risco ao paciente e geralmente são tratamentos longos.

Bruna De Bacco
Fisioterapeuta
Crefito: 149.787-F
Telefone: 3452-9676