No município, atividades presenciais da rede estadual devem voltar no dia 28, de forma híbrida

As aulas presencias da rede estadual de educação estão previstas para voltarem na próxima terça-feira, dia 28, em Bento Gonçalves. Antes disso, o governo do Rio Grande do Sul implantou o ensino remoto, por meio do Classroom, do Google for Education. No estado, 90% dos estudantes possuem acesso à plataforma (dado preliminar). Em Bento Gonçalves, a porcentagem é a mesma sob os mais de sete mil alunos.

Segundo o responsável pela 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alexandre Misturini, na região, que abrange 25 municípios, a proporção chega a 95%. “O acesso é bem forte. Os outros 5% entram na busca ativa. Há muitos alunos que não têm celular ou internet em casa. Esses vão até a escola, com agendamento, e pegam o material impresso. Além disso, em parceria com a promotoria de Bento Gonçalves, estamos providenciando celulares com chips para repassar àqueles que não têm condições (de adquirir)”, afirma.

As salas de aula possuem demarcação de distanciamento

As famílias podem optar por permitir ou não que os estudantes menores de 18 anos voltem às salas de aula. No caso dos que não retornarem, as aulas virtuais vão continuar. Misturini complementa que as atividades permanecem de forma híbrida.

Quanto à reprovação

Misturini indica que não vai haver reprovação este ano. “Toda aprendizagem que o estudante não teve neste ano, detectada por instrumentos avaliativos, será trabalhada ano que vem como uma espécie de progressão, como tinha uma vez. Por exemplo, reprova em matemática, mas passa de ano e fica com pendência naquela disciplina”, sublinha.

Foto: Divulgação