Uma audiência pública promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG) vai discutir as condições de segurança nos canteiros de obras e nas olarias do município de Nova Prata e região. O evento será realizado na nesta sexta-feira, 17 de outubro, no salão da comunidade de São Judas Tadeu, localizado no bairro do Bom Retiro em Nova Prata a partir da 15 horas. Participam do encontro representantes do Ministério Público do Trabalho, com o auditor Ricardo Garcia, Ministério do Trabalho e Emprego, Sitracom BG, Sinduscon, CPMR, AERV, Ascon Vinhedos e Sindicer RS.

Entre os temas que serão abordados estão à segurança na construção civil e olarias, NR 18, fiscalização nas obras, registro de CPTS, Cipas, Micro Empreendedor Individual na construção civil. A audiência é aberta para trabalhadores, empresários, engenheiros, autônomos, proprietários de obras, técnicos de segurança e demais profissionais da área de segurança.

O objetivo do encontro, conforme o presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes é o de ampliar as condições de segurança nos canteiros de obras, evitando as situações de negligência que acabam gerando acidentes. “Temos muitas formas de prevenir acidentes e situações que levam ao surgimento de doenças ocupacionais. Ao promover este encontro, o Sitracom BG visa proporcionar uma grande campanha de conscientização para que se preserve a saúde e a vida dos trabalhadores”, argumentou.

O vice-presidente do sindicato, Ivo Vailatti destaca a importância de ações como esta. “Em Bento Gonçalves deflagramos uma campanha em prol da segurança nos canteiros de obras e estamos colhendo bons resultados. Com patrões e empregados comprometidos com a preservação da vida os trabalhadores diminuíram consideravelmente os riscos em seus locais de trabalho e a ocorrência de acidentes vem caindo”, observou. “Agora queremos que estes resultados cheguem aos canteiros de obras de Nova Prata e região e por isso vamos intensificar esta campanha que salva a vida de inúmeros trabalhadores e mantém o equilíbrio da economia do setor”, concluiu Vailatti.