Até o final de dezembro, os cidadãos de Carlos Barbosa precisam realizar a atualização cadastral, referente ao Cartão Saúde do município. Segundo a secretaria de Saúde, quem não realizar o procedimento não poderá mais realizar agendamento de consultas, exames, retirar medicamentos ou utilizar qualquer serviço de saúde do município, a partir de 2018.

Conforme a responsável pela pasta, Letícia Lusani, o serviço teve início em setembro e visa otimizar o emprego dos recursos municipais na área da saúde, mantendo a oferta de serviços de qualidade para a comunidade barbosense. No entanto, Letícia afirma que a secretaria está preocupada com a pouca procura. “Até o momento, pouco mais de 10 mil usuários realizaram a atualização”, pontua.

Desde sexta-feira, 1º de dezembro, nascidos nos meses de outubro, novembro e dezembro devem atualizar seus cadastros. Na oportunidade é necessário que crianças e adolescentes de zero a 17 anos apresentem documento oficial de identificação, obrigatoriamente com foto (ou Certidão de Nascimento para crianças), comprovante de matrícula escolar e comprovante de residência ou declaração do proprietário autenticada.

Para os maiores de 18 anos, a apresentação de documento oficial de identificação, obrigatoriamente com foto, comprovante de residência e, se o mesmo não estiver no nome do usuário, é necessário apresentar declaração do proprietário autenticada. São aceitos como comprovantes de residência: contas de água, luz e telefone fixo, com data de emissão dos últimos 60 dias, e/ou, contrato de aluguel autenticado.

O atendimento para realização de cadastro ocorre no auditório do Centro Municipal de Saúde, de segunda à sexta-feira, no horário das 12h às 20h e aos sábados das 8h às 12h e na Unidade de Saúde de Arcoverde de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 12h45min às 16h45min.