Dois alunos da escola Dragão Negro fazem hoje, dia 10 de junho, mais uma etapa de graduação para mestre em Hapkido. Ao contrário do que o termo “escola” possa indicar às pessoas, os alunos estão longe de ser crianças.
Os atletas que fazem o exame são Francisco Carlos Taborda (60) e José Salbego (52). Ambos passam por avaliação do Grão Mestre 7° DAN, Alexandre Baby Gomes, presidente fundador do estilo Hapkido Um Yang Kwan. A autoridade vem de Porto Alegre fazer o trabalho avaliativo.
O esporte que funciona basicamente como um estilo de vida, de acordo com Taborda – como é chamado carinhosamente pelos colegas. “Nós nunca podemos achar que é fácil, porque esse esporte nos coloca em competição contra nós mesmos”, explica.
O sentimento é compartilhado pelos companheiros. O Mestre da academia, Vagner Marcon, afirma que o esporte Hapkido procura constantemente a formação do caráter. “Não defendemos nenhuma bandeira, somente o trabalho para a formação das crianças e adultos”, complementa.
José Salbego tenta a graduação no 2º DAN, e Francisco Taborda no 4º DAN. No Hapkido, alcançar a faixa preta – após graduação em 10 faixas coloridas – exige, na sequência, novas graduações de níveis chamadas de DAN.
O destaque vai para Francisco Taborda, de 60 anos. Ele começou o esporte há pouco mais de dez anos e recomenda a prática do Hapkido para todas as faixas etárias. “Não existe velho; mesmo com 60, 70 anos pode praticar. É uma das mais completas artes marciais”, explica o atleta.
O exame de graduação para Taborda e Salbego acontece hoje, 10 de junho, no período da tarde. Se conseguirem concluir a avaliação de forma positiva, não faltará motivação para continuar na prática do Hapkido por mais tempo.