Bruno Dal Piva de Almeida foi destaque em competição paulista

O bento-gonçalvense, Bruno Dal Piva de Almeida, é o atual campeão brasileiro de Jiu-Jitsu. O campeonato aconteceu no mês de abril, em São Paulo, mais especificamente no Ginásio Poliesportivo José Correa, em Barueri. As disputas iniciaram no dia 29 e seguiram até 7 de maio.

Almeida é jiujiteiro há quase quatro anos, e iniciou na modalidade em uma época que o esporte não tinha tanta visibilidade como nos dias de hoje. Aos poucos, o atleta foi evoluindo em sua graduação. Passados os anos, foi enchendo-se de esperança e auto-estima, vencendo batalhas pequenas em campeonatos regionais até conseguir competir em âmbito nacional. Hoje, ele pode dizer que tem orgulho de ser campeão nacional.

A partir de agora, o desportista pretende disputar mais competições para manter seu nível de competitividade alto e é assim que faz em tudo na vida. Ele está disposto a estar entre os melhores profissionais do Brasil e, para isso, a rotina é intensa, com muitos exercícios, garra e determinação em cada treino que executa.

Bruno conversou com a reportagem do Jornal Semanário. Na entrevista, que foi realizada por aplicativo de mensagem, o competidor detalha como é estar em uma disputa nacional. Além disso, revela qual a partida mais emocionante de se lutar. Confira abaixo o bate-papo que tivemos com jogador.

JS: Como foi a competição?
Bruno: Foi umas das melhores competições que já participei. O brasileiro é um dos maiores campeonatos locais. O nível é muito alto.

JS: Como foi o desafio de ir para a competição?
Bruno: O ano passado não consegui ir. Aí este ano, quando vi no calendário que iria ter, não pensei duas vezes. Treinei bastante, muito mesmo. Fiquei um pouco com meu filho e depois ia treinar todos os dias. A mesma rotina. A gente fica exausto mas, no final, tudo compensa. Graças a Deus deu certo.

JS: Bruno, em relação à competição, teve alguma luta mais difícil?
Bruno: Para mim a primeira luta é sempre a mais difícil, pois, se você perder, está fora. Então, ela requer muita atenção nos detalhes. Um erro pode definir a luta e deixando você fora dela. Mas, no brasileiro, a final para mim foi mais difícil, pois o nível dos atletas, quando vão passando pelas fases, é extremamente competitivo. Se você chega na final, quer dizer que você é um dos melhores. Entrei com a cabeça focada e boa. Pensei no que faria com a mente aberta. Fui lá e sai com o resultado positivo.

JS: Qual foi a sensação de ser campeão?
Bruno: É uma sensação única pois em um campeonato desses, do nível que é o brasileiro, estar entre os melhores do Brasil, não tem preço. Isso ninguém tira mais de você.

JS: Por fim, fico agradecido pela conversa e desejo boa sorte nos próximos eventos. Se você quiser deixar mais algum recado fique à vontade.
Bruno: Quero retribuir a todos que me ajudam. Aos meus colegas de treino, pois eles têm parte nisso. Sozinho você não vai a lugar algum. Quero agradecer à Prefeitura de Bento Gonçalves, que apoia os atletas. Desta forma, a gente pode ir às competições e trazer títulos para nossa cidade. Obrigado ao Secretário de Esportes, Eduardo Viríssimo, e ao prefeito de Bento, Diogo Siqueira. Minha gratidão a todos!

Arquivo Pessoal/Reprodução