Com a chegada do período de férias, muitas famílias optam por viajar para outras cidades, especialmente para o litoral. No entanto, o descanso pode se transformar em dor de cabeça caso alguns cuidados de segurança não sejam adotados. Nessa época, é preciso redobrar a atenção para evitar arrombamentos nas residências.

De acordo com o capitão do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT) de Bento Gonçalves, Diego Caetano de Souza, algumas medidas simples podem ajudar a inibir a ação dos criminosos. Segundo ele, existem rotinas que podem chamar a atenção. “Esses indivíduos sempre fazem levantamentos dos locais em que irão atuar”, explica.

Em função disso, é preciso evitar alguns comportamentos, como deixar muita comida no pote do cachorro e o acúmulo de jornais em frente à residência, por exemplo. “Sinais como esses indicam que a casa está vazia”, comenta.
Já o diretor da empresa Radar do Vale, Sidnei Nascimento, também alerta que o eventual aspecto de abandono da casa, quando permanece muito tempo fechada, também pode chamar a atenção dos criminosos. “Vale a pena contratar um jardineiro ou outra pessoa para fazer a manutenção no período”, destaca.

O capitão da Brigada Militar recomenda, ainda, a adoção de medidas de segurança internas, como a colocação de travas de segurança maiores em portas e janelas. Antes de viajar, os moradores também devem comunicar vizinhos de confiança para ficarem atentos ao que acontece durante o período em que estiverem fora. “Em caso de qualquer movimentação suspeita nos locais, a BM deve ser comunicada imediatamente por essas pessoas”, finaliza.

Empresas de monitoramento podem inibir novos casos

Para não passar a fazer parte das estatísticas, muitas pessoas optam pela contratação de serviços terceirizados. As empresas de segurança e monitoramento também fazem o alerta de que, nessa época do ano, os casos são mais frequentes.
De acordo com a proprietária da empresa Monitora Bento, Solange Cima, é fundamental que as pessoas contratem um serviço completo de monitoramento, com câmeras e, especialmente, alarmes. “Quando alguém entra na casa, o sistema já dispara imediatamente, avisando a empresa. Isso possibilita que a viatura chegue rapidamente ao local. E, em alguns casos, até mesmo as placas inibem as ações”, destaca.

Ainda segundo ela, o cliente que estiver viajando e possuir câmeras em sua residência pode acompanhar a movimentação diretamente no celular. “A tecnologia tem nos ajudado muito nesse sentido”, ressalta ela.
Já o diretor da empresa Radar do Vale, Sidnei Nascimento, alerta para os cuidados na hora de procurar uma empresa de prestação de serviços. “O consumidor deve pesquisar, ouvir indicações, para que isso também não se torne mais um risco”, alerta.

Ambas as empresas destacam que, por se tratar de serviços personalizados, os custos de instalação e aquisição dos equipamentos podem variar. Questões como a quantidade de câmeras e o tamanho do local a ser monitorado são alguns dos aspectos determinantes.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 14 de janeiro