Bento Gonçalves é exceção a regra nacional que apresenta queda no número de imunização nos últimos dois anos e em meio a alerta para volta do Sarampo e Poliomielite

 

Por anos, o Brasil lutou para vencer a batalha contra a poliomielite e posteriormemte, o sarampo, doenças que atacam principalmente as crianças. Porém, um sinal de alerta acendeu para todo o país, que apresenta os menores indíces de vacinação de crianças nos últimos anos e confirmação de alguns casos na fronteira com a Venezuela.
O Ministério da Saúde (MS) divulgou que em 2017, quase todas as vacinas não atingiram a meta de imunizar ao menos 90% de seu público-alvo. Somente a BCG, indicada contra a tuberculose e aplicada diretamente nas maternidades, conseguiu cumprir o objetivo.
A do Sarampo, teve em média, 83,2% da população brasileira com pelo menos uma dose da vacina, sendo que o índice, deve ser de 95%. No que se refere a poliomielite, apenas 77% das crianças se vacinaram quando a meta era de 95%.
Para tentar eliminar qualquer possibilidade de retorno de casos da poliomielite e do sarampo, o MS quer reforçar ainda mais a importância da vacinação junto às crianças.

Bento cumpre as metas de vacinação

Segundo o enfermeiro Maichel Manfredini, do Setor de Imunizações, as campanhas de prevenção cumprem as metas estabelicidas. “Todas as campanhas e as metas sempre foram cumpridas em nosso município nesta faixa etária”, diz.
Com relação ao estoque destas vacinas, Maichel informa que não está em falta. “O estoque está normalizado. Estas vacinas sempre estão disponíveis fora das campanhas e estão distribuídas nas 22 salas do município, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde”, explica.