A menos de 40 dias do fim do prazo para a entrega do Imposto de Renda, é preciso ter alguns cuidados e também correr para separar os documentos necessários e fazer a declaração. A entrega começou dia 1º de março e vai até 29 de abril, mas mesmo assim, deixar para a última hora pode trazer muita dor de cabeça. Os transtornos são muitos e o risco de não ter à mão os documentos, ou até mesmo deixar de lançar gastos que poderiam ser abatidos e a perda do prazo podem determinar pagamento de multa.

Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. A estimativa é do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.

O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. Já para dispositivos móveis (tablets e smartphones), há um aplicativo do Imposto na versão Android para o Google Play que foi liberado na loja virtual da empresa.

Há três problemas emblemáticos que muitos cidadãos podem enfrentar até o término da data, o economista Imerio Corbelini afirma quais são eles. “1º Deixar para a última hora; 2º Não informar todos os rendimentos recebidos no ano; 3º Informar (declarar) despesas que não ocorreram (exemplo: inventar uma despesa médica)”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 26 de março.