Depois de muitos e muitos anos, eis que uma mente iluminada decidiu colocar um semáforo num dos maiores funis da cidade: o entroncamento da rua General Osório com a rua Marechal Floriano. Aqui, na coluna, dediquei largos espaços para protestar contra essa excrescência que se mantinha, de forma incompreensível, no local. Tranqueiras fenomenais se viam ali, motivadas até mesmo pelos “sem noção” que trancavam o cruzamento e por pedestres que sempre acham que têm prioridade. Ônibus urbanos e carros com motoristas com cara de paisagem trancavam quem queria acessar a rua Marechal Floriano; pedestres de ambos os lados, mesmo os que estavam no meio da quadra enquanto outros atravessavam, chegava ali e motorista era obrigado a ficar vendo-os, indolentemente, exercendo o “seu direito”.

Glória a Deus!

Quem sabe, agora, com o semáforo – espero que haja, também, para pedestres -, possamos ter uma melhor distribuição do trânsito que entrava nesse gargalo. Certamente, ele será sincronizado com o do cruzamento da rua Saldanha Marinho com a Marechal Deodoro, possibilitando um fluxo melhor. E não tenho dúvidas, também, que teremos, por um bom tempo, agentes de trânsito no local, orientando (por incrível que pareça, é necessário “orientar” o trânsito, inclusive os pedestres, onde há semáforos) e agindo para que tenhamos fluxo normal com o semáforo. E há, também, a necessidade de impedir que os que queiram seguir pela General Osório tranquem o acesso para rua Ramiro Barcelos. Por hora, me resta dizer: Glória a Deus! As preces de milhares de motoristas, muitos dos quais me procuravam para criticar aquilo ali, foram, finalmente, ouvidas.

E têm mais!

Quero me penitenciar junto àqueles que trabalharam pela federalização da ERS-470, hoje BR-470. Pelo que se constata, ela será, mesmo, totalmente recapeada. Que me lembre, a rodovia nunca havia recebido tal tratamento. Sempre foram feitas “operações tapa-buracos”, meros paliativos diante da constante deterioração da rodovia. Nesta quinta-feira transitei por ela e constatei o trabalho de asfaltamento total que está recebendo. Não sei, ainda, se chegará até Carlos Barbosa essa recuperação. Creio, porém, que agora vai. E, também, que a pista receba tachões refletivos desde a sede da Polícia Federal até, no mínimo, o entroncamento da Telasul, em intervalos máximos de 50 cm (como em São Vendelino).

Movelsul

A Movelsul está executando um projeto de envolvimento da comunidade com a Feira que é a maior do gênero na América Latina. Com o programa “Somos Móveis” objetiva comemorar a 20ª Edição da Feira. O cronograma do “Móbil Somos Móveis” prevê que a Via del Vino hoje, das 9h às 12h, será o palco da promoção da Feira. No sábado passado, a Movelsul entregou para a comunidade que frequenta a Praça da Igreja da Pipa, no bairro São Bento, playground com uma coleção de brinquedos exclusivos assinados por designers locais. Está muito bonito, digno daquela praça e ótimo para as crianças. Resta, agora, a Prefeitura construir sanitários para que os usuários da Praça – centenas a cada dia – tenham esse conforto mínimo. Aliás, como anda o projeto da Caixa Federal que construiria os sanitários em troca de um quiosque para caixa eletrônico?

Somos todos responsáveis!

Somente as pessoas totalmente alienadas ainda não se deram conta da gravidade da situação. Falo sobre a Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas por um mosquito. E é contra esse mosquito que será deflagrada hoje, a partir das 10h, na Via del Vino, a campanha da Secretaria Municipal da Saúde denominada “Bento Contra o Aedes Aegypt”. O 6º BCom, com dezenas de soldados, estará envolvido, colaborando com a campanha. A comunidade tem a obrigação de se unir e fazer cada um a sua parte no combate ao mosquito. O mundo todo está em alerta. O mínimo que se espera é que a população colabore. Para o bem de todos. Depois, que não se chore o leite derramado.