O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na quarta-feira, 28, o chamamento de 1.798 novos servidores da área da Segurança Pública, aprovados em concurso público. A previsão do governo é de que o chamamento siga até o mês de outubro, gerando uma despesa estimada em R$ 483,2 milhões aos cofres públicos até o final de 2026. As nomeações ocorrem na Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e no Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com Leite, um cronograma foi projetado até o mês de outubro, quando as contratações serão finalizadas. O chamamento teve início neste mês, com a contratação de 100 soldados para o Corpo de Bombeiros e 51 oficiais na Brigada Militar.

Em março, a Susepe deve receber 144 agentes penitenciários, 113 agentes penitenciários administrativos e 211 técnicos superiores. Em abril, mais 550 soldados vão ser inclusos na Brigada Militar.

No mês de agosto, a Polícia Civil deve incluir em seu quadro mais 42 delegados e os Bombeiros mais 20 oficiais. Finalizando o processo, 567 novos soldados deverão ser chamados em outubro para completar o quadro da Brigada Militar.

Durante apresentação do cronograma, o governador ressaltou que o Rio Grande do Sul deve alcançar o seu maior efetivo das forças de segurança na última década, com projeção de totalizar 34.474 servidores. “Ampliamos os investimentos e estancamos a redução do efetivo policial. O anúncio de hoje ressalta a nossa preocupação com essa área e demonstra que não vamos arredar o pé na nossa missão de tornar o Rio Grande do Sul mais seguro”, disse o chefe do Executivo gaúcho.

Foto: Gustavo Mansur / Secom