O ataque de birra já deve ter acontecido na grande maioria das casas com todas as crianças do mundo. Esse processo é normal e faz parte do desenvolvimento, do amadurecimento e da formação da personalidade da criança.

É comum que a birra aconteça justamente como forma de testar os limites que os adultos impõem, para expressar a vontade da criança e até mesmo pode aparecer como forma de pedido de ajuda para aprender a lidar com o não.

Porém, a birra ocorre de forma inconsciente na criança, é como se ela dissesse: “eu não estou sabendo como lidar com essa frustração”. Geralmente dura poucos minutos, porém esses poucos minutos são suficientes para o desespero de alguns pais que não sabem como lidar com a situação. O nervosismo que muitas vezes toma conta faz com que este momento seja difícil, ainda mais quando ocorre em público, mas, esta é uma boa oportunidade para educar e reforçar os limites estabelecidos.
Dar a educação a um filho é um desafio para a vida toda. Cansa, dá trabalho, preocupa, mas traz consigo grandes e boas recompensas.

Criar uma rotina, dar e cobrar os limites e regras estabelecidas é um passo fundamental, apesar dessa tarefa está cada vez mais difícil. Vivemos com pressa, cansaço, stress, a culpa por estar muito tempo longe de casa, entre outros fatores fazem com que os limites “mudem” de uma hora para outra. Muito cuidado!!! Flexibilidade é importante e de vez em quando pode acontecer alterações, porém, as regras e os limites devem ser cumpridos pois são eles que vão dar a base na confiança entre pais e filhos!

Sabemos que não é fazendo tudo o que as crianças querem que vamos garantir a sua felicidade, pelo contrário, precisamos mostrar para elas que nem sempre conseguimos tudo o que queremos, precisamos ensinar os nossos filhos a se frustrarem! Isso é essencial para o crescimento saudável.
Educar não é tarefa fácil, mas é preciso! Confie em você e confie que impor regras e limites é sim um ato de amor!

Renata Rigon Cimadon