Após décadas de espera, o asfaltamento de aproximadamente 20 quilômetros, ligando os municípios de Santa Tereza, Roca Sales e Muçum vai ganhar um novo capítulo na sexta-feira, 3 de dezembro, com a assinatura do convênio entre as três cidades e o Governo do Rio Grande do Sul. Como anunciado no início de outubro pela reportagem do Semanário, o projeto, que deu os primeiros passos em 2012, passou por reformulações, debates, porém, nunca saiu do papel, deve avançar a partir do início do ano que vem. A assinatura está marcada para ocorrer às 15h, na sede do Esporte Clube Concórdia, em Roca Sales e deve contar com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, do secretário de Logística e Transportes do Estado, Juvir Costella e lideranças políticas e empresariais da Serra e do Vale do Taquari.

De acordo com as informações, a assinatura do convênio deve liberar aproximadamente R$ 10 milhões em recursos para início das obras em seis quilômetros trecho. Além do valor repassado por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), cada cidade deverá apresentar contrapartida de 10% do valor, conforme o trecho a ser contemplado. 

O projeto, além de integrar o Caminho dos Moinhos e o Vale dos Vinhedos, a Rota Turística “Pelos Caminhos do Pão e do Vinho” envolve diretamente os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Roca Sales, Muçum, Encantado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Ilópolis e Vespasiano Corrêa, consistindo na pavimentação asfáltica de 70 quilômetros, fortalecendo o turismo das cidades e auxiliando no escoamento e transporte rodoviário de cargas para as empresas estabelecidas nos municípios que fazem parte do trecho.