O marco oficial do início da colonização italiana, no Rio Grande do Sul, é 20 de maio de 1875, quando a entrada de imigrantes era oficializada e controlada pelo Império Brasileiro. Eram assentados em terras devolutas do Estado, previamente divididas em Linhas e Travessões.

Todavia, é comprovado que, antes de 1875, vários grupos de imigrantes italianos haviam entrado no território gaúcho por conta própria ou cladestinamente. É possível afirmar isto com a fundação da “SOCIETÁ ITALIANA DI MUTUO SOCCORSO” DE Bagé – RS, em 1871. Estes imigrantes entraram no Sul do Brasil, via Uruguai e Argentina.  Em 1872 e 1874, segundo a professora Loraine Slomp Giron, livro “Caxias do Sul: Evolução Histórica, já estava assentada, na Primeira Légua, 54 colonos de origem alemã”.

Baseado num decreto de Dom Pedro II, de 1867, que estabelecia a competência do Estado a respeito do assentamento dos futuros imigrantes italianos, o Presidente da Província Imperial São Pedro do Rio Grande do Sul, Dr. João Sertório, por um ato de 24 de maio de 1870, criava as Colônias DONA ISABEL E CONDE D’EU. Segundo o ARQUIVO NACIONAL, as COLÔNIAS abrangiam 32 léguas quadradas. O trabalho de demarcação foi efetuado sob a Direção do major José Maria PALMEIRO, cujo nome foi dado a uma das linhas mais extensas da Colônia Dona Isabel (200 lotes) e sendo uma das primeiras a ser povoada.

ISABEL, filha de Dom Pedro II, casada com o Conde D’Eu, a princesa mais querida da população brasileira, principalmente pela etnia negra, por ser ela responsável pela assinatura da Abolição da Escravatura no Brasil, a 13 de maio de 1888, no momento em que o Imperador se encontrava na Europa. Era a terceira vez que a Princesa Dona Isabel assumia a Regência do Império. A princesa sempre esteve atenta no sentido de ajudar e dar assistência aos novos colonizadores da Serra Gaúcha, incentivando principalmente o cultivo da vinha, não somente como produto de subsistência, mas de comercialização. Para isto, mandou vir mudar de parreiras que melhor se adaptassem ao clima da região e cujo fruto, em sinal de gratidão os colonizadores, foi denominado de “UVA ISABEL”.

Antes da chegada oficial dos imigrantes a Serra Gaúcha,  em 1875, o Governo Imperial, através de um Decreto datado de 09 de fevereiro de 1870, estava criando os três grandes centros de colonização nas terras devolutas da Província São Pedro do Rio Grande do Sul, para ali serem assentados aqueles que futuramente seriam enaltecidos e homenageados como sendo os pioneiros e propulsores de um grande progresso econômico e cultural em toda a região serrana.

Os três primeiros centros de colonização receberam os nomes: COLÔNIA CAXIAS – COLÔNIA DONA ISABEL COLÔNIA CONDE D’EU. Na chegada dos primeiros imigrantes, todas as três colônias já estavam divididas e demarcadas em LÉGUAS, LINHAS E TRAVESSÕES, com seus LOTES RURAIS devidamente enumerados.

O ano de 1870 corresponde à época das Guerras pela UNIFICAÇÃO DA ITÁLIA, tão dividida, por REINOS, DUCADO E PRINCIPADOS.