Parece que não adiantou muita coisa a rígida fiscalização do Departamento Municipal de Trânsito em cima das vans escolares. Basta sair nas ruas de Bento Gonçalves para percebermos as barbaridades que são cometidas pelos motoristas quando estão transportando as crianças para a escola. Claro, que não são todos os condutores que abusam quando assumem o volante, porém, é a minoria que coloca em risco a vida de nossos filhos.

E o pior de tudo é que os motoristas não são os únicos culpados. Os proprietários de vans escolares também agem de maneira irresponsável quando resolvem burlar as leis de trânsito. Na semana passada, o DMT foi acionado pela mãe de um aluno, que denunciou que a van onde seu filho era transportado estava superlotada. Os fiscais constataram que o veículo transportava 30 crianças, quando sua capacidade permitia que apenas 20 fossem conduzidas com segurança.

Este tipo de infração mostra o tamanho do descaso envolvendo o transporte escolar em Bento Gonçalves. E, enquanto o poder público não impor uma fiscalização mais rígida e implantar um sistema de concessão do serviço, a tendência é que as coisas só piorem. Além disso, o trânsito de nossa cidade está cada vez mais congestionado e os riscos de acidentes estão aumentando.

Será que as autoridades estão esperando que algo mais grave aconteça para começar a agir? Até quando vamos ficar assistindo crianças andando em vans sem cinto de segurança, com a cabeça para fora da janela e motoristas despreparados conduzindo estes veículos?

Está mais do que na hora dos pais, contratantes deste tipo de serviço, começarem a cobrar mais segurança no transporte de seus filhos. Paga-se um valor considerável pelo serviço prestado e a contrapartida das empresas transportadoras é cada vez menor. Infelizmente, quem deveria garantir o cumprimento da legislação não o faz, por isso cabe a nós, cidadãos, denunciarmos cada vez mais as irregularidades ao Departamento Municipal de Trânsito, a fim de evitar que algo de mais grave aconteça. Afinal, a prevenção ainda é o melhor remédio e a segurança das crianças e adolescentes que são transportadas diariamente pelas ruas da cidade é imprescindível.