Uma das principais causas de infertilidade feminina é a endometriose, que atinge uma a cada dez mulheres em idade reprodutiva. Ela causa muita dor e afeta negativamente a vida da mulher em vários aspectos.

O endométrio é o tecido de revestimento do útero, sensível aos ciclos menstruais e onde o óvulo se implanta quando fertilizado. Se não há a fecundação o endométrio é eliminado durante a menstruação, e todo mês o ciclo se repete.

A endometriose é uma inflamação do tecido endometrial que ao invés de ser eliminado migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar, provocando alterações nas funções destes órgãos e aderências abdominais.

Sintomas

• Cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade;
• Dor durante as relações sexuais;
• Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
• Infertilidade.

Diagnóstico

É muito importante que toda mulher tenha o hábito de ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, e relate todos os sintomas e como tem sido os ciclos menstruais. Mesmo sabendo o que é endometriose, ela é de difícil diagnóstico, pois os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Exames ginecológicos, laboratoriais e de imagem podem ser requisitados para um diagnóstico mais correto.

Tratamento e recomendações

Não há cura para a endometriose e cada paciente, dependendo do grau da doença, terá um tipo de tratamento. Geralmente os medicamentosos são os mais comuns, com o uso de hormônios e remédios para aliviar a dor. Em alguns casos, quando as lesões da endometriose são maiores, recomenda-se a cirurgia feita através da laparoscopia (procedimento minimamente invasivo onde é possível se observar a cavidade abdominal).
Para as mulheres que estão com dificuldades para engravidar, e foram diagnosticadas com endometriose, recomenda-se procurar centros especializados em reprodução assistida. Você também pode dar uma checada nas nossas dicas de como engravidar e sobre os alimentos que aumentam a fertilidade.

Fonte: imulher.com