A argila, apesar de ser simples, é muito rica e pode ser usada em emplastros e máscaras frias ou quentes, interna ou externamente no corpo. A argiloterapia é uma técnica natural que funciona como mão de mãe: alivia e trata muitos desequilíbrios, como dores e cicatrizações em geral, bruxismo, constipação e problemas estéticos, dentre outros.

A argila é um grânulo que deixou de ser rocha, são as micropartículas dela. Por causa disso, pode voltar ao seu estado original na falta de água (desidratação), ou sofrendo compactação geológica, e assim por diante.

Um dado curioso é que as rochas dão origem às pedras semipreciosas ou preciosas. Por isso, as argilas têm tanta semelhança com a função dessas pedras, em termos de limpeza energética e, ao mesmo tempo, energização. Um emplastro de argila não tem finalidade apenas no nível físico, mas atua em níveis mais sutis também.

A argila também pode ser aplicada em casos de bruxismo e até câncer, como tratamento complementar. Há, ainda, casos de aplicação em animais de estimação para acalmar a dor, distúrbios gastrointestinais e alergias.

A estrutura da argila parece com sanduíches, que contêm em suas camadas oligoelementos (ou microminerais). Esta substância está presente em nós, seres vivos, mas em baixas concentrações. São fundamentais para formação de enzimas vitais responsáveis por processos bioquímicos específicos, como a nossa digestão, o crescimento e a cicatrização. Alguns deles são: Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês e Lítio.

A combinação de determinados oligoelementos dão origem a diferentes cores de argilas. Por isso, cada uma tem uma função diferente.

Significados das cores de argilas

Branca: é a mais neutra, bactericida, analgésica e cicatrizante. Como tem o PH muito próximo ao da pele, clareia e ajuda a remover o excesso de oleosidade. A concentração maior é de alumínio e magnésio.

Preta: é a que tem a maior concentração de matéria orgânica, isso explica a plasticidade que apresenta e o óleo que aparece em sua superfície. É curinga em diversos tratamentos, como insônia e bruxismo, e não tem contraindicações. Também possui propriedade antiestresse e anti-inflamatória.

Vermelha: é rica em óxido de ferro, cobre e silício. É a mais potente no quesito efeito tensor: a aplicação da máscara tem resultado de lifting e previne o envelhecimento da pele. Como acelera o metabolismo e estimula a circulação local, é comum – ao remover a máscara ou o emplastro – que fiquem vergões vermelhos na pele. Ao contrário do que muitos pensam, isso não é resultado de alergia, mas sim da microcirculação da pele que foi ativada. Seu uso não é indicado em peles sensíveis.

Roxa: rica em magnésio, atua na síntese de colágeno e melhora o tônus, a textura e a firmeza, revitalizando a pele. É a argila mais indicada para peles sensíveis, pois acalma esta região, inclusive quando estiver sofrendo pelo efeito alérgico de outro produto ou ingrediente.

Dourada: é rica em cobre e silício, tem efeito tensor imediato, já que os oligoelementos deste produto atuam no colágeno, clareiam e iluminam a pele.