Acompanho perplexa o desfecho (pelo menos é o que dizem) da prisão dos “mensaleiros”. Enquanto uns se posicionam favoráveis, outros se posicionam contrários, outros não se posicionam e eles, queridos, riem da nossa cara.
Quando falo “nossa” me refiro a nós, relés contribuintes, aqueles pobres mortais que pagam em dia seus impostos, que trabalham alucinadamente, que nada ganham e ainda suportam a carga tributária que incide sobre todos os produtos de primeira necessidade, sejam eles alimentícios, medicamentos ou vestuários.
Não me reporto aqui à isenção do IPI que tem beneficiado muitas pessoas, porque isso de comprar a casa, de comprar o carro, o fogão e a geladeira, os móveis e eletrodomésticos, não é uma necessidade diária, ao contrário do que ocorre com alimentos, medicamentos e roupas.
É engraçado, para não usar outro termo, ver esses verdadeiros ladrões, reclamando de terem que usar algemas, ao passo que um ladrão de galinhas tem que usar e ficar quieto para não apanhar. É engraçado ver eles serem transportados num jatinho, enquanto ladrões de galinha andam amontoados em camburões. É engraçado saber que estão tomando banho frio e reclamando das condições do presídio, enquanto em muitos outros lugares os presos convivem com ratos, baratas, lixo e, mais ainda, que muitas famílias de bem não têm condições de tomar um banho quente…

“É engraçado, para não usar outro termo, ver esses verdadeiros ladrões, reclamando de terem que usar algemas”

Mas, o que mais chama a atenção e nos deixa verdadeiramente indignados é a contradição de opiniões. Enquanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista à Agência EFE, conforme publicado no portal de notícias Terra afirma que “A Justiça começa a se fazer”, referindo-se à detenção de 11 dos 25 condenados pelos escândalos de corrupção do mensalão, a excelentíssima presidente Dilma Roussef, que inicialmente havia dito que não se manifestaria a respeito, compartilhou em rede social, de acordo com o colunista de Veja, Lauro Jardim, um protesto da página do PT contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Palavras da Presidente, retiradas do site de Veja, na página do colunista Lauro Jardim: “Vejam o tamanho da força do Partido dos Trabalhadores. A tentativa de criminalizar nossos companheiros, por meio de julgamento injusto e nitidamente político do STF, provocou a reação imediata e espontânea dos brasileiros. Entre sexta-feira e domingo, após a execução das penas de José Dirceu e José Genoino, a procura por filiações ao partido aumentou 2.613”.
E aí, caros amigos leitores. A que conclusão podemos chegar? Eu, sinceramente, não sei mais o que pensar, não sei mais o que dizer. Na verdade, acho até que sei: primeiro, ao que parece, o “povo” (sem generalizar, é claro), realmente é burro, como dizem por aí; segundo, quanto mais se rouba, mais prestígio se tem; e, finalmente, o ditado que diz “Aqui se faz, aqui se paga”, é uma utopia.
E que venham as festas, e que venha 2014, e que venha a Copa do Mundo, para que os brasileiros se foquem nela e esqueçam do resto, porque assim, acredito, diminuirão os casos de depressão. Melhor assistir futebol do que ter que conviver com essas barbáries.