O setor imobiliário possui diversas formas de investimento, incluindo o turístico. Bento Gonçalves é um importante destino para os viajantes do Brasil e do mundo, por sua vocação industrial, clima, paisagens, boa gastronomia e bons vinhos.

O economista e empresário Adelgides Stefenon explica as vantagens de investir no mercado imobiliário voltado para o turismo. “É uma categoria com amplas opções e alto potencial de crescimento. É sustentável e tem inúmeras alternativas de estratégias para se posicionar no mercado. Poderia falar por horas, destacando o futuro brilhante desse setor, os diferentes focos de lazer, o mercado fashion impulsionando compras, o desejo de viajar – especialmente após esse período de restrições que vivemos por causa da Covid-19. Enfim, posso dizer que é a indústria do futuro”, completa.

Para os que procuram essas oportunidades de rentabilidade promissoras, é essencial que busquem auxílio profissional. Stefenon ainda atenta para os números e estatísticas da região escolhida. “É imprescindível analisar o potencial turístico do local com profissionais da área, levantar números e estatísticas. Além disso, considero como dica para quem está buscando esse tipo de investimento, que analisem diversos projetos imobiliários especiais, contratem estudo de mercado e projeção futura para segurança e por último, mas não menos importante, esteja junto de uma empresa imobiliária de confiança”, salienta.

A retomada do turismo tem sido feita seguindo todos os protocolos de segurança e também de acordo com a nova realidade. Mesmo com a população 100% vacinada, a Covid-19 trouxe um novo conceito de prevenção de doenças contagiosas.

Com o impacto da pandemia, os primeiros meses de 2021 foram de estabelecimentos comerciais fechados, alguns hotéis se mantiveram abertos, porém, com número baixíssimo de hóspedes. Segundo o Secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto, a capital brasileira do vinho recebeu 448.469 pessoas no primeiro semestre deste ano. Em três meses, esse número passou para 942.958 pessoas – dados de janeiro a setembro de 2021. “Tivemos um boom mesmo em julho, que se estendeu para agosto e setembro. Este ano, devemos chegar a 1,2 milhão de visitantes. Ainda um número bem abaixo de anos passados, mas que mantém o setor firme”, ressalta.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae apontou que a atividade turística deve voltar ao faturamento nos mesmos patamares pré-pandemia, em 2022. Além disso, demonstrou também a tendência pelo turismo gastronômico, com prestação de serviços exclusivos de bem-estar, aluguel de suítes para microcelebrações ou de espaços inteiros e a oferta de passeios personalizados.

Em Bento Gonçalves, as perspectivas para o próximo ano são boas. “A maioria dos nossos turistas são famílias (43%), seguido por casais sem filhos (31%) e grupos de amigos (24%), com média de permanência de 2,8 dias. A tendência é terminarmos o ano com esperança de um bom 2022. Acredito que vamos chegar próximo aos números de 2018, em torno de 1,4 milhão de visitantes”, finaliza.

Foto: Arquivo