O clima exerce uma influência grande sobre nosso organismo, tanto sobre a pele, pelos fatores externos, quanto no humor. As estações frias do ano são as épocas ideais para fazer tratamentos estéticos de ação mais profunda. Os desvios estéticos mais tratados no inverno são as manchas, as cicatrizes, a acne, as estrias, rugas e o foto envelhecimento, pois requerem procedimentos mais profundos e que necessitam de um cuidado maior com o sol.

As manchas

Existe uma infinidade de tipos de manchas e o porquê de elas surgirem. As manchas podem ser de origem hormonal, o que ocorre comumente durante o período gestacional, por exposição demasiada ao sol e a luz sem proteção e ainda, alguns medicamentos podem causar o seu aparecimento. Por tanto para tratarmos com efetividade a mancha temos que ter a sua causa bem definida. A Luz pulsada é um exemplo de procedimento muito realizado no frio e que trata com muito sucesso as manchas. O aparelho de luz intensa pulsada usa uma tecnologia que emite luz, esta luz gera calor na pele, e por conter vários comprimentos de onda atinge vários tipos de alvo: a melanina (sardas, e manchas em geral), os vasos sanguíneos (microvarizes da face e colo) e o colágeno (flacidez, rugas). Sendo assim, o tratamento pode ser de forma superficial ou mais profunda de acordo com o objetivo do paciente. Como a Luz Intensa Pulsada age sobre os pigmentos e a cor escura, as manchas se tornam uma grande referência de tratamento deste equipamento. A principal indicação é para o tratamento das melanoses solares, as manchas causadas pelo sol. Essas são as que acometem a maioria das pessoas, principalmente na face, colo, antebraços e dorso das mãos.

O peeling químico é outro exemplo para manchas, ele consiste na aplicação de um ácido, que deve ser escolhido com base no histórico da pele do paciente e do tipo de mancha. Os ácidos normalmente causam uma escamação no local onde foi aplicado, obrigando o corpo a produzir “camadas de pele novas”. Essa escamação pode ser mais superficial ou mais profunda de acordo com a escolha do ácido e necessidade do paciente. Ao término da escamação as manchas já demonstram uma despigmentação e a qualidade de pele, quanto à textura e viço também melhoram bastante.

A acne

A acne, famosa “espinha” e os comedões conhecidos popularmente por cravos, ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de micro-organismos que provocam a inflamação característica das “espinhas”. O paciente pode ter uma pré-disposição genética para a formação de acne bem como fatores ambientais também podem influenciar, como uma má higienização da pele e maus hábitos alimentares. Com o passar do tempo, se não tratada, a acne pode deixar cicatrizes no paciente, principalmente na face. Como tratamento para a acne e as cicatrizes geradas por ela, temos a limpeza de pele profunda que busca higienizar a pele e aplicar cosméticos adequados para cada tipo de pele.

Cuidados com o sol

Muitos ainda não se preocupam com os perigos causados pela radiação solar, frequentando praias e piscinas em horários inapropriados, sem o uso de protetor solar, utilizando fatores de proteção insuficientes e até mesmo se esquecendo de reaplicá-lo, acreditando ser necessária apenas uma aplicação. Essas ações deixam em curto prazo sequelas como queimaduras, descamação, desidratação e manchas na pele e em longo prazo o envelhecimento. Essa falta de cuidado piora ainda mais a pele quando associada com o fator idade, pois com o passar dos anos as nossas fibras de colágeno e elastina vão perdendo a força inicial o que proporciona um aspecto “flácido” para a nossa pele, formando assim as temidas rugas. Como prevenção deve-se fazer uso diário de protetor solares e hidratantes que possuam substâncias como as vitaminas C e E, coenzima Q10, DMAE, argireline e tantas outras. Como forma de tratamento pode se usar o peeling químico, a Luz Pulsada e o Peeling de cristal, que proporciona uma esfoliação mecânica na pele forçando o corpo a produzir células epiteliais novas e a Radiofrequência. A Radiofrequência tem sido o “xodó” para o tratamento de linhas de expressão e envelhecimento em geral, pois através de uma estimulação térmica ela proporciona a produção de uma bomba de colágeno e elastina, que da um efeito de maior tensão na pele do paciente diminuindo as linhas e aumento o contorno facial.

As estrias sejam de origem mecânica (estiramento da pele) ou de origem hormonal, o que se sabe é que elas incomodam demais. As estrias vermelhas normalmente são mais recentes do que as brancas, porém ambas tem tratamento, e o principal sem dúvidas é a Carboxiterapia associada ao uso de ácidos se necessário. O tratamento não oferece risco ao paciente e geralmente são processos longos.

Bruna De Bacco – Fisioterapeuta