Jane Krüger

Aprender é mudar posturas.
Platão

Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.

Pequenos bebês e crianças são fascinadas por uma coisa: aprender. Elas têm uma curiosidade incrível, põe o dedo onde não devem, fazem perguntas hilárias, falam coisas que nem sei de onde tiram, mas tudo com o intuito de aprender. Elas querem saber mais e enquanto não recebem a resposta que as contente, não param de fazer novas perguntas.
Sócrates já ensinava que com as perguntas aprendemos mais do que com as respostas. Todavia, nós crescemos e onde vai parar toda essa curiosidade? Onde se esconde essa naturalidade em querer saber mais?

Alguns se fecham mais, outros, um pouco menos. Porém é natural do homem amar a aprendizagem, ter interesse em entender as coisas e ir além. O homem dominou o fogo, depois os cavalos, fez carros, aviões e foguetes. Foi até à lua, mas nem assim se contentou; queremos sempre saber mais, compreender o que existe além, quais as melhores possibilidades de vida e esta curiosidade impede o homem de parar. Segundo Sigmund Freud, o homem perde muito de sua potencialidade ao deixar para trás essa característica da criança de ser tão viva, perspicaz e curiosa. Ele ponderou, “Que contraste perturbador existe entre a inteligência radiante de uma criança e a frágil mentalidade do adulto mediano”.
Todos nós nascemos com uma inteligência radiante, com um desejo nato e muito forte de aprender. Crianças chegam a fazer (segundo os estudos) até três centenas de perguntas por dia e de acordo com as pessoas que estiverem à sua volta serão estimuladas ou podadas.

A Benção da Curiosidade
“Eu não tenho nenhum talento especial. Só sou apaixonadamente curioso”
Albert Einstein

Procure cultivar a chama da aprendizagem nas crianças, jovens, adultos e até mesmo nos idosos à sua volta. De maneira especial procures instigar acuriosidade nas crianças não tolhendo suas perguntas.
Todos nós precisamos de alguém que nos motive e inspire a sermos melhores, a buscarmos o aprimoramento. Seja você a chama que acende esse fogo ardente da paixão pelo conhecer mais. Não contente-se com o que já sabe. Não se atenha na superficialidade. Seja curioso! Queira CONHECER! E detalhe, não é só o conhecer para encher a mente de mais informações. Não! É o conhecer mais com o intuito de ser uma pessoa melhor; se amar mais, aceitar-se, ter orgulho de si mesmo e assim estar apto para contribuir na construção de um mundo melhor.

Para que uma mente esteja aberta para a verdadeira aprendizagem ela precisa primeiramente estar aberta para si mesma.

A ansiedade, depressão e outros transtornos nos impedem de florescer, e ainda, nos tolhem de receber o melhor que a vida tem para nos dar.

Para oferecermos o melhor de nós mesmos, desenvolver nosso potencial e deixar uma marca preciso estar inteiro. Inteiramente envolvido, inteiramente entregue. Desta maneira, cultivar pensamentos de amor, felicidade e paz é imprescindível para que eu esteja preparado e aberto para receber novas aprendizagens.