A atualização semanal da situação do novo coronavírus, divulgada na quarta-feira, 13, pelo Grupo de Trabalho do Gabinete de Crise do Governo do Estado mostra redução no número de novos casos, mortes e internações hospitalares em decorrência da covid-19 na macrorregião de Caxias do Sul. Os números voltaram a cair após uma semana de instabilidade, principalmente nas mortes e novos casos. As informações mostram que apenas a região de Capão da Canoa recebeu um novo aviso, após mais uma semana de elevação em seus indicadores. As demais 20 regiões seguem sem Avisos ou Alertas do sistema 3As de monitoramento.

Na Serra, os últimos sete dias apresentaram redução de 37,7% no número de novos casos, ou seja, foram apenas 1.031 registros em uma semana. No Rio Grande do Sul também houve diminuição de 34,4%, com a confirmação de 6.191 novos registros.

Outro indicador que apresentou relevante queda foi o número de mortes que caiu 63,6%. Em uma semana, a região da Serra Gaúcha contabilizou 12 óbitos. No Estado, o indicador mostra menor redução, 37,3%, com 94 mortes contabilizadas no período de sete dias.

Com o avanço da vacinação, o número de pacientes internados em decorrência de complicações da covid-19 também caiu na Serra. Em uma semana, 63 pessoas precisaram de atendimento, o que representa redução de 21,3% no comparativo anterior. No Rio Grande do Sul, a queda chega a 19,5%.

Atualmente, dos 351 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) existentes na região, 215 estão ocupados, representando 61,3% de ocupação.

Desde o início da pandemia, 195.280 pessoas já foram contaminadas com a covid-19. Desse total, 3.340 não resistiram às complicações da doença.

Nesta última atualização, 73,3% da população regional já recebeu, ao menos, uma dose da vacina contra a covid-19.No total, 49,9% estão com o esquema vacinal completo, ou seja, de cada 10 pessoas, cerca de cinco estão totalmente imunizadas. A Serra Gaúcha ocupa a 17ª de 21 posições no ranking das regiões que mais vacinaram até o momento, ficando a frente apenas das macrorregiões de Pelotas, Novo Hamburgo, Bagé e Taquara.