Uma reunião entre representantes dos feirantes e da prefeitura de Bento Gonçalves discutiu a situação da tradicional Feira Livre que ocorre semanalmente na área central da cidade. Apesar dos avanços, a atividade segue suspensa no município.

Durante a reunião, o secretária de Agricultura, Volnei Christófoli, a suspensão das atividades ocorre em razão da grave situação provocada pelo novo coronavírus no município. Segundo ele, o momento é de cuidados para resguardar a vida humana. “Queremos realizar a feira de forma segura e hoje estamos nos reunindo para ouvir propostas, e queremos achar um consenso, um caminho de agora em diante”, disse.

Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Bento Gonçalves, Cedenir Postal, os agricultores seguem sendo prejudicados, afinal, os produtos tem prazo de validade e precisam ser comercializados, afinal, é através da venda deles que muitos produtores rurais tiram o seu sustento. “Os produtores estão na expectativa de que a feira retorne o quanto antes. Alguns produtos eles estão conseguindo vender, porém, muita coisa foi doada para não ser perdida ou estragada. Outros, só tem a feira como meio de comercialização”, salienta.

Pelos regramentos da bandeira preta, a realização de feiras está suspensa, por ser considerada serviço não essencial. No final de fevereiro, uma liminar da Justiça liberou a realização da Feira Livre em Bento Gonçalves. O pedido foi encaminhado pelo STR, após suspensão da feira, em razão da bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado. Na época, o juiz Paulo Meneghetti apontou os possíveis prejuízos que seriam ocasionados aos agricultores, caso a feira não fosse realizada, além de afirmar que os produtos vendidos no local são considerados essenciais.

No entanto, um novo decreto municipal publicado no dia 9 de março, suspendeu novamente a realização da atividade. Uma nova reunião com o prefeito Diogo Siqueira foi agendada para quarta-feira, 17. A expectativa é de que a feira retorne já no sábado, 20.

Fotos: Reprodução