O volume excessivo de chuvas que provocaram inundações, deslizamentos de terra e danificação da pavimentação na área urbana e rural de Garibaldi, fez a prefeitura decretar situação de emergência na quarta-feira, 22. O decreto tem validade de 180 dias e deve servir para que o Poder Público consiga implantar ações rápidas na prevenção e reconstrução do acabou sendo danificado.

Entre as possibilidades indicadas pelo documento assinado pelo prefeito em exercício, Valério Mayer, está a convocação de voluntários para reforço das equipes que já trabalham nos locais afetados. Campanhas de conscientização e arrecadação de recursos junto à comunidade com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela situação de emergência também poderão ser feitas com a publicação do decreto.

De acordo com a prefeitura de Garibaldi, além dos estragos provocados pelas inundações e deslizamentos, foram registrados problemas na rede elétrica, com a queda de diversos postes e rompimento de fios de energia, além de rompimento no abastecimento de água.

Foto: Laura Kirchhof / Reprodução