Maior procura dos bento-gonçalvense para o programa de saúde mental gratuito se concentra nos jovens e adultos

Os três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Bento Gonçalves fecham o ano de 2018 com números significativos. Mais de 24 mil pessoas de todas idades receberam atendimentos e acompanhamento pelos profissionais da área da saúde do município.

As maiores demandas estão nos Caps II e AD, direcionados a jovens e adultos que estejam passando por questões de ordem emocional ou de problemas com álcool e drogas. A média mensal de atendimento supera 900 e 800 pessoas, respectivamente, de forma diária. No infantil, é acima dos 400.

E a tendência é que os números de atendimentos, por consequência de procura, aumentem, segundo Maurice Bouwary, coordenador de saúde mental do Caps. “É uma questão e de projeção mundial que cada vez haja aumento na procura de atendimento. Vivemos em um paradigma da impossibilidade de falarmos das nossas questões afetivas. Aquilo que foi o tabu de falar sobre sexo, hoje, dificilmente se fala sobre as tristezas. As pessoas se fecham, isolam em seus mundos após suas atividades e não tem escape para expor seus problemas”, analisa.

Conforme Bouwary, o intuito principal do caps dar atenção aos pacientes. “Não é ir para ser atendido simplesmente pelo psiquiatra. A pessoa é recebida por uma equipe multidisciplinar que busca dar atenção, acolher e trabalhar em todos os aspectos da mente e do corpo reabilitando o indivíduo para o convívio da sociedade de forma saudável”, esclarece.

De acordo com Bouwary, além do atendimento com profissionais da saúde, os caps disponibilizam aos pacientes grupos de motivação contra o álcool e outras drogas, tabagismo, de redução de danos, de família, abstinência, artesanato, marcenaria, leitura, música, e sobre enredos cinematográficos. Outra opção é a de grupos terapêuticos com temáticas diversas tais como depressão, ansiedade, luto entre outras. Para as questões infantis são colocados oficinas lúdicas com brincadeiras e artes, sobre a natureza, de contos, de automutilação, de culinária entre outras.

Foto: Reprodução