O índice de isolamento social na Serra Gaúcha permanece entre os piores do Rio Grande do Sul, de acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira, 17, pelo Comitê de Dados do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19. Conforme as informações, nos últimos sete dias, a região obteve 36,1%. No estado os números alcançaram a marca de 40,1%.

Além da Serra, as regiões de Bagé (35,4%), Lajeado (35,5%) e Santa Cruz do Sul (36,1%) estão entre as com os menores índices de isolamento social. As demais regiões que lideram o ranking estadual são, pela ordem, a de Porto Alegre (41,4%), Capão da Canoa (40,4%) e Uruguaiana (39,8%). A região de Pelotas segue apresentando os maiores indicadores em termos de isolamento social. Na última semana, a média na região ficou em 48,4%, quase sete pontos percentuais acima do monitoramento anterior.

O levantamento é realizado a partir do monitoramento de aplicativos em aparelhos celulares, através da base de dados disponibilizados pela empresa InLoco.

Resultado do levantamento apresenta melhora no RS

Na comparação com os dados da semana anterior, o Rio Grande do Sul ficou entre os estados com melhor posicionamento no ranking nacional, ocupando o quarto lugar geral e acima da média nacional, que ficou em 38%. Além disso, o RS fica à frente dos estados de Santa Catarina (38,3%) e Paraná (38%). Para auxiliar no combate ao contágio pelo novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%.