A classe artística bento-gonçalvense perdeu na tarde deste domingo um ícone das aquarelas. Aos 92 anos, Anastacio Dietrich Orlikowski (Miki), que estava internado no Hospital Tacchini, não resistiu às complicações inerentes à idade avançada e faleceu.

Uma das últimas aparições do artista ocorreu em setembro de 2016, quando um grupo de amigos organizou uma exposição e comercialização de suas obras – aquarelas, xilogravuras, litogravuras, desenhos e esboços – na Zilá Spasso Da Arte, no Shopping L’América. O objetivo da exposição e venda foi angariar fundos para manter Orlikowski no Lar do Ancião, onde vivia, como também colaborar na aquisição dos medicamentos necessários para o bem-estar do artista.

Anastacio Dietrich Orlikowski nasceu em Porto Alegre no ano de 1924. Conheceu Bento Gonçalves na década de 60, a trabalho, desenvolvendo atividades de arquitetura de interiores na Companhia Dreher. Retornou ao município onde se estabeleceu em definitivo no ano de 1978. Além de criar inúmeras obras de arte para empresas, entidades e pessoas físicas, Orlikowski foi professor de desenho e aquarela na Fundação Casa das Artes, cujo Salão Nobre de Exposições leva seu nome.

O artista começou a pintar com três anos de idade, quando foi para a Berlin, na Alemanha, levado pelo seu pai, que fugiu de lá antes da I Guerra Mundial. As últimas homenagens a Orlikowski estão sendo prestadas na Sala B das Capelas São José. O corpo será encaminhado para o Memorial Crematório São José nesta segunda-feira, 23, às 15h.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.