A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) teve um ano de 2017 otimista. Ela congregou mais de 80 mil pessoas em cursos, seminários, feiras e eventos ao longo ano. E para 2018, a expectativa é que os bons resultados se mantenham em todo o Rio Grande do Sul.

Um dos dados que merece destaque pertence a ExpoAgas, onde grande parte dos visitantes estiveram no evento pela primeira vez. “Foi um ano importante, de qualificação do setor, de conquistas importantes e sobretudo da consolidação de mais uma Expoagas. O dado que merece destaque na nossa grande feira é que 30% dos 46 mil visitantes estiveram em nosso evento pela primeira vez, ou seja, a Agas está abrindo portas e oportunidades para novos entrantes do mercado”, explica o presidente, Antonio Cesa Longo,

Segundo ele o setor está muito otimista com relação ao novo ano. “Estamos realistas, buscando acertar nos detalhes e nos anseios dos consumidores. Tentamos manter uma pequena recuperação em 2017, para almejarmos um crescimento um pouco maior em 2018, já que somos otimistas por natureza”, salienta.

As modificações propostas no que tangem as alterações legislativas pelo Congresso Nacional também foram avaliadas como positiva pelo dirigente. “A Reforma Trabalhista já foi um primeiro passo, mas ainda são necessárias muitas mudanças. O corporativismo e a estrutura política centrada nos partidos são as cóleras do País, e molas-propulsoras da corrupção que todos conhecemos pelos noticiários diários”, critica.

Entretanto, para o presidente do setor supermercadista, muito ainda deve ser alterado. “São necessárias reformas política, da previdência e principalmente o fim do direito adquirido. Mas esta é uma mudança lenta e que não estamos esperando a curto prazo. O varejo vai seguir trabalhando e fazendo seu papel para auxiliar no desenvolvimento da economia e das pessoas brasileiras”, ressalta o presidente.

Longo ainda aborda que o papel da Agas é criar oportunidades para que supermercados e indústrias encontrem diferenciais e se desenvolvam, e é exatamente isto que a entidade seguirá buscando no novo ano que se inicia. “Nosso foco na interiorização da Associação é muito grande, e o sucesso da ExpoAgas é um reflexo de todo o trabalho feito ao longo do ano, de Vacaria a Bagé, de Uruguaiana ao Litoral. A Agas tem atividades diárias, e isso que mantém a chama acesa para que nos grandes eventos todo o setor esteja mobilizado”, finaliza.

Fundada em 21 de janeiro de 1971, a AGAS – Associação Gaúcha de Supermercados vem estimulando, há mais de quatro décadas, o desenvolvimento do autosserviço no sul do País. Foi a primeira associação regional de supermercados a promover uma convenção estadual, além de premiações realizadas pelos fornecedores e encontros no Interior.