Diretor da rede Super Apolo e presidente da Associação Gaúcha de Supermercadistas (Agas) tem vasto currículo no meio empresarial e relata suas experiências e visão de comunidade sobre assuntos que integram o cotidiano do cidadão

Antônio Cesa Longo, 57 anos, notório empresário e cidadão de Bento Gonçalves, é uma personalidade discreta, que gosta muito de observar e analisar, seja um cliente comprando em uma das lojas da rede do Super Apolo ou uma situação do cotidiano como cidadão.

Reservado, não fala sobre política interna da empresa, e muito pouco sobre política partidária ou em contextos municipais e estaduais. Mas se tem um assunto que faz seus olhos brilharem, é a sua família. Admiração pela esposa Margot Dreher e as filhas Isabella, 19 e Vittória, 13, e a atenção que dedica à mãe e às irmãs.

Longa trajetória profissional

Neto de imigrantes italianos, Antônio Cesa Longo nasceu em Porto Alegre, morou em Caxias do Sul e hoje é cidadão bento-gonçalvense. Economista com pós-graduação em Gestão Empresarial e Administração em Marketing, é diretor da Companhia Apolo de Supermercados, onde atua desde 1982. Na empresa, passou por diversas funções, buscando o conhecimento das diferentes áreas de atuação. Ele administra as sete lojas do Super Apolo e comanda a Associação Gaúcha de Supermercadistas (AGAS) – entidade fundada em 1971, que vem estimulando, há mais de quatro décadas, o desenvolvimento do autosserviço no sul do País. Foi a primeira associação regional de supermercados a promover uma convenção estadual, além de premiações realizadas pelos fornecedores e encontros no interior – na qual está na presidência há 14 anos. Já recebeu prêmios e distinções pelo seu trabalho e garante que a aposentadoria ainda está longe.

Em sua trajetória, Longo foi vice-presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves. Além de ter exercido cargos de direção na Fecogêneros e na Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS e diretor da Federasul. Também atuou em entidades ligadas à indústria, comércio e serviços, integrou o Lions Club e o Rotary Club de Bento Gonçalves, participou da construção do kartódromo Aristides Bertuol e foi diretor da Fundaparque.

Um vasto curriculum que tem nas pessoas o maior foco. “Estou na fase que tenho amigos com mais de 90 anos e gosto muito de visitá-los, pois são momentos únicos. Também convivo com os jovens e estou sempre aprendendo. A atualização é uma exigência constante e o conhecimento é um dos maiores legados que alguém pode deixar. Por isso sou muito grato às pessoas e ao que construí até hoje”.

O prazer nas pequenas coisas

Embora tenha vasta experiência profissional, o líder empresarial revela que o segredo do sucesso e da serenidade pode estar escondido nas pequenas coisas do cotidiano. “Sempre acreditei que o resultado do trabalho um dia vem. E é importante manter o equilíbrio entre gostar do que se faz e as exigências do trabalho. Um exemplo é quando me desloco até Porto Alegre semanalmente para as reuniões da Associação Gaúcha de Supermercados. Gosto de dirigir e faço o percurso como se fosse um passeio; com prazer. Outro ponto é que sempre sonhei muito e sempre acordei cedo para trabalhar. Esse foi um estímulo que recebi da minha mãe, quando vim morar em Bento Gonçalves e, muitas vezes, ligava pra ela para conversar sobre as dificuldades do dia a dia. Recordo que ela sempre respondia: se está com tempo para reclamar, é porque não está trabalhando o suficiente. Que com dedicação os problemas são superados. Isso é uma grande verdade universal”. garante o supermercadista.

Aos cinco anos viajava de ônibus sozinho de Caxias do Sul para a capital, Porto Alegre. Posteriormente, aos oito anos trabalhava no caixa do supermercado de seu pai, no litoral do estado. Quando criança pensava na carreira de piloto de avião, entretanto o teste vocacional realizado apontou para medicina – faculdade que atualmente a filha Isabella está cursando. Contudo, o DNA falou mais alto e Longo optou por seguir no ramo da família, criando uma sólida rede supermercadista e comandando a maior entidade representativa do Estado no setor. “Nada é fácil e a vida me ensinou que sozinho não se vai a lugar nenhum. Minha família é minha força”.

O interesse da juventude

Para o empresário, a ociosidade não é boa para ninguém, mas principalmente para os jovens. Além disso, Longo acredita que a educação também é uma área que precisa de maior incentivo, com turno integral em escolas, além de cursos profissionalizantes a fim de estimular a nova geração a ingressar e otimizar o mercado de trabalho. “A valorização do profissional de educação é fundamental, tanto pelas instituições públicas quanto pelas privadas, como também pelo aluno e pela sociedade. Já tive a oportunidade de palestrar numa aula inaugural de uma pós-graduação do curso de Direito e me chamou a atenção que quatro alunos passaram boa parte do tempo utilizando os celulares. Foram para a palestra para quê? Isso é falta de respeito e desestimula o professor” comenta.