Devido à pandemia, a prefeitura preparou uma programação diferenciada para celebrar a data

Este ano, devido à pandemia do coronavírus, Bento Gonçalves celebrou seu 130º aniversário de forma singela, sem a tradicional entrega de bolo à comunidade. Para isso, três eventos marcaram o domingo de 11 de outubro no município: a missa comemorativa na Paróquia Santo Antônio, entrega do largo da Cruzinha e retorno da La Fontana, na Via Del Vino.

Desde a administração de Sadi Fagundes (1969 – 1973) a Cruzinha, que representa a primeira denominação da cidade, estava localizada no canteiro central em frente à Igreja Santo Antônio. Como forma de resgatar a cultura, a Prefeitura realocou o monumento para o local de origem: no largo entre as ruas Marechal Deodoro e Assis Brasil, que servia de passagem para a comercialização de produtos entre os campos de Vacaria e Montenegro ou a Capital.

Cruzinha volta ao seu lugar de origem, após 50 anos

O secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, destaca que a Cruzinha representa o ponto zero de Bento Gonçalves. “Hoje damos mais visibilidade ao monumento, que certamente será um ponto de visitação e para recordar nossa história”, afirma.

Outro ponto marcante foi o retorno do “vinho” jorrando na La Fontana, que estava desativada desde março. “Um ato que representa o retorno deste ponto turístico da nossa cidade, mas também que seguimos vigilante com todas regras de prevenção ao coronavírus. É um presente para nossa cidade ver o chafariz em ação novamente, é esperança, brilho no olhar. Parabéns, Bento Gonçalves”, ressalta o prefeito Guilherme Pasin.

La Fontana estava desativada desde o início da pandemia, em março

Fotos: Vinicius Pizzetti, divulgação