Batalhadora, prática e objetiva, que procura orientar e ajudar aqueles que a procuram, assim se descreve Anaci Cagol Varnier. Ela tem como filosofia de vida: “a humildade é a melhor qualidade do ser humano”, e por isso escolheu a enfermagem como profissão. Ela relata que começou a trabalhar ainda jovem e desde então trabalhou na área da saúde. Atualmente, Anaci trabalha na Secretaria Municipal de Saúde e no Complexo Cenecista. “Gosto do que faço e faço exatamente o que gosto. Ajudar e orientar as pessoas diante de uma necessidade, de uma fragilidade e conseguir fazer a diferença diante de determinada situação é imensamente satisfatório”, assegura.

Com quase 25 anos de dedicação à comunidade do bairro Progresso, ela explica o quanto é grata por ajudar, mas que muitas vezes depende também dos próprios pacientes ter a consciência do quanto é importante a prevenção primária, foco principal no atendimento da unidade. Para ela, a comunidade faz parte de uma grande família. “Com o tempo adquiri respeito, admiração, além da aceitação dos moradores, podendo ajudar ainda mais”, garante. Quando fala sobre a juventude, ela relembra seus pais: “a família deve ser aliada, servindo como exemplo para os jovens na forma de se comportar e de agir. Acredito que tudo depende das raízes, da estrutura familiar, pois bons exemplos vêm de casa. Filhos são as sementes que os pais semearam”.

Os filhos Fernanda, 36 anos, Ernani, 33, e Jovani, 31, são seus maiores orgulhos. Casada há 37 anos com Ney Varnier, ela acredita que a família seja o pilar principal na educação das crianças. “Oportunidades existem, muitas vezes falta empenho em querer se qualificar, e o poder de decisão não está mais nas mãos dos pais”, salienta. Complementa: “os jovens de hoje serão os adultos de amanhã, se eles tiverem bons ensinamentos, poderão respeitar e ser respeitados”.

Na opinião de Anaci, as pessoas deveriam ser mais conscientes em relação à importância de respeitar o outro enquanto ser humano, diante de suas necessidades e limitações, resgatando os valores morais e éticos. “As conquistas vamos alcançando quando nos deparamos com elas, os desafios são constantes”.