Perseverante e admirável por sua dedicação, carinho e amor que destina aos desafios que assume. Uma mulher simples, que cresceu no campo, aprendendo com seus pais o verdadeiro valor da terra. Assim se descreve Ana Maria Toniolo Garbin, uma pessoa que procura evoluir e batalhar com dignidade para alcançar seus objetivos. Ana relembra a infância com saudade. “Naquela época, as crianças brincavam de boneca, corriam pelo jardim, andavam de carriola e até ajudavam a fazer compotas”, emociona-se.

A bento-gonçalvense que nasceu e cresceu na comunidade da Linha Eulália, tem orgulho de viver no campo. “Gosto da liberdade, da natureza que está ao nosso redor, além de poder plantar de tudo”, afirma. Ela avalia a evolução e o progresso da zona rural, como positiva em relação aos equipamentos que auxiliam na realização das tarefas, mas em contraponto lembra que antigamente existia mais cooperativismo. “As famílias ajudavam a fazer todos os serviços de uma plantação, assim que terminavam seguiam para o próximo vizinho”, recorda.

Atualmente, Ana Maria é proprietária da agroindústria familiar do ramo alimentar, Recanto Flores e Sabores, onde produz massas e pães artesanais sem conservantes, alem de realizar eventos com agendamento. Para ela essa foi uma das maiores conquistas. “Saber que conquistei cada pedacinho do que temos hoje com o suor do meu trabalho é gratificante. No entanto a união do casal e da família, é um dos alicerces para construção de algo”, garante.

Com 59 anos, Ana Maria divide seu tempo entre cuidar das flores, seu grande prazer, auxiliar na roça e na agroindústria. Para ela um dos momentos mais marcantes em sua vida, foi o nascimento das duas filhas. Tem como referência seus pais, que considera exemplo de educação, honestidade e dignidade. E, pensando no futuro ainda tem uma aspiração a realizar. “Meu maior sonho é onhecer a Itália, passear pelo interior, apreciar a região onde meus ancestrais nasceram e viveram”, revela.