“Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro”. A frase do texto “Filtro solar”, famosa na voz de Pedro Bial, faz todo o sentido para a maioria das pessoas, porém, na infância e adolescência, muitos irmãos têm uma relação cheia de brigas e conflitos.

O que determina a relação entre irmãos ser boa ou ruim?
Normalmente os conflitos se explicam pela idade. Porém, acredita-se que os pais têm uma grande participação na maneira como os irmãos se relacionam. Os pais não podem obrigar os irmãos a brincarem ou então fazer com que o mais velho tome conta do mais novo. É necessário respeitar a fase de cada um. O pai ou a mãe devem ser os centralizadores da boa relação, chamando atenção quando os filhos discutem, mas também elogiando e estimulando a brincadeira entre eles.

Como é bom ter irmãos!
A parceria entre os irmãos é mais comum do que a rivalidade. O ser humano vive de modelos e quando os irmãos têm uma boa relação, um aprova as atitudes do outro, o mais novo se espelha e quer ser como o mais velho. O amor entre irmãos nasce assim, no olhar, no contato, na convivência diária.