Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), José Carlos Breda, disse neste sábado que a entidade não vai interpor recurso à classificação do Grupo de Risco no modelo de Distanciamento Controlado do governo do estado

Não vai ter recurso e a Serra – e Bento Gonçalves – continua em bandeira vermelha, pela sexta-vez consecutiva, no modelo de Distanciamento Controlado que classifica os municípios conforme o grau do risco de contágio para o coronavírus. Quem deu a informação foi o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior dol Nordeste (Amesne), José Carlos Breda.

Ele disse, entretanto, neste sábado, 2 de janeiro, que a entidade vai fazer sugestões para que sejam alterados os critérios que estabelecem com qual cor de bandeira var ser classificado um município. “Vamos propor um debate com o governo”, afirmou o presidente da Amesne. Um dos argumentos de acordo com Breda é a falta de critérios científicos para definição das bandeiras.

Bandeira preta

O primeiro mapa preliminar do Distanciamento Controlado de 2021 traz, novamente, a classificação de risco altíssimo ao Rio Grande do Sul. No mapa desta 35ª rodada, publicado sexta-feira, 1° de janeiro, a região Covid de Bagé retorna à bandeira preta, depois de duas rodadas em bandeiras mais leves (vermelha e laranja, respectivamente).

O risco altíssimo em Bagé é resultado da combinação entre a piora no número de leitos livres para pacientes diagnosticados com a Covid-19 na macrorregião Sul, e o fato de a região apresentar bandeira preta no indicador de hospitalizações para cada 100 mil habitantes.

Estes fatores resultaram no acionamento da nova regra do Distanciamento Controlado: a salvaguarda de bandeiras vermelha e preta quando uma região tem muitas hospitalizações novas de pacientes com Covid-19 e, ao mesmo tempo, baixa capacidade hospitalar na macrorregião.

A situação do estado perante o coronavírus ainda requer muita atenção. São 13 as regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). Em bandeira laranja, de risco médio, estão sete regiões. As duas que não aderiram à cogestão – Guaíba e Uruguaiana – estão em bandeira laranja nesta rodada.

Importante

A partir desta semana, o Distanciamento Controlado utiliza nova regra que garante bandeiras de risco alto e altíssimo (vermelha e preta) quando a região tem elevada quantidade de novas hospitalizações de pacientes com coronavírus (conforme a região de residência do paciente) e, ao mesmo tempo, é uma macrorregião com baixa capacidade hospitalar.

A NOVA REGRA IMPÕE

Garantia de bandeira vermelha se ambas condições forem satisfeitas:
• O Indicador 6, hospitalizações para cada 100 mil habitantes da região, apresentar bandeira vermelha ou preta
• O Indicador 8, leitos livres/leitos Covid da macrorregião, estiver menor ou igual a 0,8

Garantia de bandeira preta se ambas condições forem satisfeitas:
• O Indicador 6, hospitalizações para cada 100 mil habitantes da região, apresentar bandeira preta
• O Indicador 8, leitos livres/leitos Covid da macrorregião, estiver menor ou igual a 0,3