O envio de mais um pedido de reconsideração ao mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, que manteve a Serra Gaúcha na bandeira vermelha foi encaminhado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). De acordo com a entidade, os números mostram estabilidade em indicadores como o de novas hospitalizações e nas internações de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além de queda nos índices de ocupação de leitos de UTI Covid.

Conforme a Amesne, a região segue recebendo pacientes de outras cidades que não pertencem à Serra Gaúcha e, mesmo assim, os municípios aumentaram sua capacidade de internação, com a abertura de mais 12 novos leitos de UTI. Segundo o documento, atualmente, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva está abaixo de 80%.

Além da Serra, outras sete regiões encaminharam pedidos de reconsideração ao Comitê de Crise Estadual. No mapa preliminar, divulgado na sexta-feira, 4 de dezembro, apenas a região de Taquara foi classificada com risco epidemiológico médio e, portanto, recebeu bandeira laranja. As demais tiveram risco alto e ficaram em vermelho.

A divulgação do mapa definitivo ocorre na tarde desta segunda-feira, 7 de dezembro, às 16h30min. A vigência das novas bandeiras se inicia à 0h de terça-feira, 8 de dezembro, e segue até as 23h59min da segunda-feira seguinte, 14.