Comprometimento, determinação e empatia são as três palavras que podem descrever a médica Amanda Coelho Zilio. Sua família é a pedra angular de sua vida, fazendo o papel de alicerce emocional, pois a profissional acredita que somos produtos das influências e valores transmitidos por nossos pais. “Meus pais me ensinaram desde cedo a importância do esforço e da dedicação na busca dos nossos objetivos, sempre tendo a ética e a empatia como guias”, relembra. Sua trajetória familiar teve alguns momentos difíceis, como a perda de sua mãe, quando tinha apenas dez anos de idade, e de seu cunhado. Ambos desempenharam papeis cruciais em sua formação e suas perdas foram muito dolorosas, mas o que permanece são os valiosos ensinamentos que recebeu e a vontade de orgulhá-los diariamente.

Nascida em Bento Gonçalves, permaneceu no município até a conclusão do ensino médio. Logo foi para a cidade de Criciúma, em Santa Catarina, quando ingressou no curso de Medicina. “Sem saber o que me esperava, essa experiência se revelou surpreendentemente maravilhosa. Amadureci significativamente, adquiri uma excelente formação acadêmica e fiz amizades que levarei para a vida toda”, comemora. Após seis anos, retornou a Caxias do Sul para fazer sua primeira especialização, em Clínica Médica, no Hospital Geral.

Nesse período, considera que cresceu muito como profissional, mesma época em que conheceu um paciente com doença hepática terminal, caso que a marcou bastante e influenciou grandemente sua escolha pela próxima especialização. Passados dois anos, finalmente especializou-se em Gastroenterologia e Hepatologia, na Santa Casa de Porto Alegre. “Durante esse percurso, tive a oportunidade de lidar com uma grande variedade de condições médicas, desde casos simples aos mais complexos”, salienta. Foi então que a profissional seguiu investindo em sua qualificação como médica, iniciando uma pós-graduação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. “Uma das partes que mais gosto no meu trabalho é a oportunidade de ouvir as histórias de cada um dos meus pacientes. Através delas, aprendo não apenas sobre medicina, mas também sobre resiliência e a capacidade de superar desafios. No entanto, o aspecto que mais me apaixona na minha profissão é poder fazer a diferença na vida das pessoas. Ser capaz de fornecer soluções resolutivas para suas queixas é muito gratificante. Sempre que vejo um paciente se recuperar ou encontrar alívio para seus sintomas, sinto que estou cumprindo meu
propósito como médica”, reflete. Para o futuro, Amanda pretende continuar se atualizando para trazer para o município exames que ainda não estão disponíveis, com o objetivo de melhorar e aprimorar a capacidade de diagnósticos da região.

Favoritos

Felicidade: tempo de qualidade com as pessoas que eu amo;
Saúde: Vem em primeiro lugar;
Praia ou campo? Praia;
Uma paixão: Viajar.