Nesta semana, os alunos do 8º ano da Escola Ângelo Salton, de Tuiuty, tiveram um momento muito especial. Os estudantes, integrantes do projeto “O Futuro visita o Passado”, tiveram a oportunidade de visitar um dos pontos turísticos mais especiais de Bento Gonçalves: a Maria Fumaça.

A atividade desenvolvida na instituição já ocorre há alguns anos e é coordenada pelas professoras Renata Pedretti e Ana Carolina Sousa Prado. E é através dela que os educandos conhecem um pouco mais da história, principalmente da sua localidade. Eles já visitaram pontos importantes de Tuiuty, como o prédio da sub-prefeitura e a Vinícola Salton e conversaram com os moradores da localidade; visitaram a Casa das Artes e o Museu do Imigrante, agregaram conhecimento com as palestras com Remy Valduga, Fernanda Tomás, Roque Coser e Dolores Lunardi.

Contribuindo ainda mais com esta trajetória, os educandos puderam conhecer, de perto, a história dos imigrantes italianos, no Parque Temático Epopéia Italiana, e com o passeio da Maria Fumaça. A viagem, proporcionada pelo ‘padrinho’ da turma, Dolmires Lunardi, por meio de uma parceria com a Giordani Turismo, foi realizada na tarde da terça-feira, 22, e encantou os ‘afilhados’, como carinhosamente Dolmires os chama.
De acordo com a professora, Simone Balssanello, a história com Lunardi iniciou muito antes deste passeio, com o seu conhecimento como contribuição. “Ele explicou como se deu a construção da ferrovia, no período em que ele serviu o batalhão ferroviário. Acompanhou os alunos no passeio pelo Distrito, contando como era a situação na época, como construíram, bem como os aspectos culturais da região.

E, agora, proporcionou que os alunos desfrutassem deste passeio”, salienta.

O carinho e a admiração pelo seu conhecimento foi reconhecido pelos alunos, através de uma carta entregue ao padrinho no início da visitação. Emocionado e orgulhoso, Lunardi agradeceu. “É recompensador receber todo este carinho e poder compartilhar meu conhecimento com o próximo. É algo que está sendo difundido para as gerações futuras”, pontua.