Você pode ser tudo o que você quiser, mas exige trabalho, força e fé!

A bento-gonçalvense Aline Valduga diz que sente muito orgulho desta terra, especialmente por aqui ter sido abençoada com o dom da vida pelos seus pais Heleno e Elenir Valduga. “A minha família é certamente meu porto seguro, são eles que me impulsionam a ser um ser humano melhor! Família é essencial, é nossa melhor parte”, esclarece. Ela indica que eles foram essenciais para a conclusão do seu maior sonho: a formação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2013. “A medicina foi um sonho que se manifestou ainda nos primeiros anos da minha vida. A concretização desta etapa foi bastante árdua, meus pais foram essenciais para que eu pudesse chegar até aqui. Nunca foi fácil, mas a cada obrigado e a cada paciente que se recupera bem e te abraça repleto de emoção e carinho é o suficiente para que tudo tenha valido a pena”, pontua.

Após a graduação, ela quis sempre mais. “Me especializei em Ginecologia e Obstetrícia também pela PUCRS em 2017, e em 2019 terminei minha especialização em Mastologia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente faço Mestrado em Ciências da Saúde nesta mesma instituição de ensino e atuo em vários locais, como o Hospital e a Clínica Tacchini, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), consultório privado, além das unidades básicas de saúde em Caxias do Sul e Bento Gonçalves”, frisa.

A carreira não foi uma escolha por acaso. Desde pequena, ela já admirava a profissão e, aos poucos, foi se identificando com a profissão. “Ao longo dos anos fui notando o quanto me identificava com a arte de cuidar do outro; na adolescência fui voluntária por um ano no Hospital Tacchini e a partir desse momento percebi que aquele ambiente me fazia feliz”, lembra. Apaixonada e realizada, está sempre em constante formação médica, participando de congressos pelo país. Por isso, a cada dia, tem mais certeza de que nasceu para atuar nesta área. “Me apaixono cada vez quando vejo o resultado final de um tratamento por câncer de mama, que certamente é o mais impactante para mim. Proporcionar a paciente a possibilidade de que sua mama tenha mínimas alterações em relação a sua aparência anterior ao tratamento e ver a alegria delas ao terminar um tratamento oncológico é com certeza emocionante e gratificante”, emociona-se.

Favoritos

Você tem hobbies ou passatempos? Leitura, cinema;
Sushi ou assado? Os dois, mas prefiro assado;
Felicidade: estar ao lado de quem amamos;
Saúde: sem ela nada é possível;
Praia ou campo? Campo;
Um ídolo: Minha mãe;
Uma paixão: Gastronomia;
Música? Qual sua preferida? Irene Cara – What a Feeling;
Livros? O mundo de Sofia;
Viagens? São um investimento para a alma;
Sobre o futuro, quais são os seus planos? A realização do mestrado é o primeiro passo para me tornar professora da Faculdade de Medicina, um desejo que tenho há muitos anos!

Fotos: Catiane Grassi Fotografia