O nome do professor Alexandre Misturini como novo coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 2 de setembro. Misturini, que é professor de História e possui especialização em Orientação e Supervisão Educacional, além de já ter dirigido escolas e atuado no Núcleo de Tecnologia Educacional de Bento Gonçalves assume a cadeira, até então ocupada pelo professor Leonir Olimpio Razador.

Em nota publicada em sua rede social, Misturini, que atualmente dirige o Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro anunciou sua saída do educandário, para assumir o cargo de coordenador da 16ª CRE. “Gostaria muito de agradecer o respeito, confiança, parceria e carinho que tenho recebido desde 2013, quando ingressei no quadro de docentes do colégio, e também desde 2016, como diretor deste estabelecimento de ensino. Agradeço todo apoio e colaboração que tive de pais, professores, alunos, funcionários, empresas parceiras e comunidade em geral, pois sem a união de esforços não seria possível fazer uma boa gestão. Acredito ter feito tudo o que estava ao meu alcance para tornar o Colégio Bom Retiro uma referência em educação no município de Bento Gonçalves. Agora assumo um novo cargo, um novo desafio sempre buscando superar limites para melhorar a educação em nosso município e agora na região. Realizei grandes feitos, conquistei vitórias, fiz muito amigos e com certeza aprendi mais do que ensinei. Agora deixo um até logo, e parto para uma nova jornada, mas espero voltar um dia para lecionar no colégio novamente. Mais uma vez, meu muito obrigado”, disse.

A 16ª CRE atende 25 municípios, com um total de 74 escolas, em que estudam cerca de 20 mil alunos. O processo de seleção dos novos coordenadores regionais de educação ocorreu por meio do programa Qualifica RS, um novo sistema lançado em abril deste ano, após a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com quatro entidades do terceiro setor – Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República. As organizações se uniram para construir, em parceria com o setor público, soluções inovadoras sem envolver recursos financeiros entre as partes. Com base em bem-sucedidos modelos internacionais de gestão de pessoas no setor público, implantado em países como Inglaterra e Chile, o programa adota critérios objetivos e transparentes de avaliação de profissionais e tomada de decisão para o preenchimento de cargos de alta liderança na administração gaúcha.

Na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, os 30 novos coordenadores, além dos três agentes de controle externo de gestão, também vinculados à secretaria de Educação e os três postos estratégicos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), na Subsecretaria de Gestão de Pessoas, na Diretoria de Recursos Humanos e na Coordenadoria da Escola de Governo (eGOV) receberam do Governo do Estado, os certificados de seleção.

Participaram deste primeiro processo cerca de quatro mil inscritos.