Em outros tempos, não havia tanto alerta, quanto hoje, acerca do cuidado com a natureza e sobre a conscientização de que ela representa para nós e para as gerações futuras. Ela é um dom de Deus. Alguns estudos assinalaram o risco de sofrer uma aguda escassez de água dentro de poucas décadas, se não forem tomadas medidas urgentes. Nota-se o aumento da escassez de água doce devido principalmente, a devastação das matas e a contaminação dos mananciais por resíduos industriais e agrotóxicos e por dejetos urbanos. Todavia, não pensemos apenas nas descargas provenientes das fábricas; os detergentes e produtos químicos que continuam a ser derramados em rios, lagos e mares e que a população utiliza em muitas partes do mundo.
“Conscientizar a sociedade que a água é fonte da vida, uma necessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para este direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras.”
“A humanidade só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida; caso contrário, será levado a desprezar-se a si mesmo e àquilo que o circunda, a não ter respeito pelo ambiente em que vive…”
Portanto, há possibilidade de solucionar esse problema, seja curto, médio ou longo prazo.
Assim como a água é a fonte da vida, temos necessidade de purificar o que nós buscamos para nossa vida espiritual.
Que nesta PÁSCOA, a nossa reflexão, também se faça sobre a nossa vida. Sobre o sentido da vida. Sobre a vida NOVA…