Brincar na roça era a diversão da infância para Cedenir Postal. As terras para plantar e colher foram uma herança, mas ser agricultor foi uma opção de vida; uma escolha que faz questão de dizer que é motivo de orgulho. Aos 42 anos, Postal assumiu recentemente a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e por ser a última geração da família que trabalhou, há menos de 15 anos, com arado puxado por junta de boi, sabe a importância da tecnologia no campo.

“O que está sendo oferecido ao morador do interior hoje, ainda não é o suficiente para manter os jovens trabalhando nas propriedades. As facilidades da cidade ainda pesam muito na decisão dos jovens agricultores de saírem do campo”. Segundo Postal, muitas conquistas, como a luz trifásica, tem mais investimento da iniciativa privada e pouco dos governos. “As estradas sem manutenção e em estado precário dificultam o escoamento de produção, o tráfego de automóveis e o acesso de turistas, inclusive. O sinal de internet e da telefonia móvel é outro problema enfrentado, principalmente nas comunidades mais afastadas da sede. Como fazer negócios, se capacitar, vender a produção, comprar insumos, enfim, se comunicar nos dias de hoje, sem esses dois serviços?” indaga.

Para o líder sindical, uma das metas de sua gestão é criar condições para que os agricultores possam investir em diversificação, como agroindústrias e turismo. “Ainda há muita burocracia para o agronegócio e uma carência de programas. É uma pauta de trabalho para o Sindicato. Não teremos resultados imediatos, mas é um processo que deve ser iniciado”.

O crescimento desordenado das cidades e a urbanização do interior recebem uma dura crítica de Postal. Segundo ele, a especulação imobiliária incentiva o abandono à agricultura. “Há vários exemplos: um agricultor precisa abandonar o seu trabalho por conta de processos judiciais. Aqui podemos citar o caso de um proprietário de aviário que está conseguindo manter a criação por conta de uma liminar, pois os novos vizinhos que costumam passar apenas os finais de semana em seus sítios, entraram na justiça por causa do mau cheiro. Outros casos relatados, de viticultores que não conseguem tratar suas parreiras devido a proximidade de casas que foram construídas muito depois. É preciso repensar essa urbanização do interior” analisa.

Valorização

O STR está passando por uma reestruturação, com nova equipe de trabalho e uma série de propostas que começam a ser colocadas em práticas. A estrutura física também deve passar por inovações como a construção de uma rampa de acesso e colocação de corrimão.

“A valorização do agricultor e a ampliação de serviços para melhor atender o associado, vai ser uma meta permanente. Queremos resgatar associados, oferecer cursos em diversas áreas, incentivar o movimento das mulheres rurais, criar comissões setoriais e delegacias distritais com representantes nos municípios e distritos que integram o sindicato” ressalta Postal, acrescentando que serão os líderes comunitários que vão ser o principal contato com os associados. Um elo que representará a entidade junto aos agricultores, e vice-versa.

Mas a principal meta, neste início de gestão, é buscar a regularização das extensões de base para que Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Pinto Bandeira tenham uma participação efetiva e com representantes destes municípios na diretoria.
“Queremos um sindicato atuante, que preste serviços com qualidade e agilidade” enfatiza Cedenir Postal ressaltando que é a melhor forma de agradecer a confiança que os agricultores depositaram nele.

Perfil do Presidente

Cedenir Postal, casado com Rosane Maria Greselle Postal e pai de Fabiana e Eliane, é agricultor, feirante e um administrador que transforma em um verdadeiro “mercado a céu aberto” a sua propriedade, cultivando frutas e hortaliças das mais variadas espécies. São 10 hectares que produzem o ano todo e abastecem mercados, fruteiras e a feira. Determinação e responsabilidade são duas características que pontuam as ações de Postal, assim como respeito ao próximo e dedicação ao trabalho, que estão entre os ensinamentos dos pais, forjam o perfil do novo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.