Bento é a segunda cidade com mais empresas regularizadas no estado

Bento Gonçalves é o segundo município gaúcho com mais agroindústrias familiares e o setor tem crescido significativamente nos últimos anos. Do outro lado, pequenos produtores e famílias buscam cada vez mais qualificação para atender às normas sanitárias e conquistar o paladar dos consumidores.
Uma série de palestras que ocorreu na Casa das Artes, na quarta-feira, 5, vem atender a essa demanda. No encontro foram discutidas doenças transmitidas por alimentos, uniformização na manipulação de alimentos e bebidas e rotulagem. Além disso, também ocorreu uma mesa redonda com o objetivo de analisar o panorama da agroindústria no município e a legalidade da fiscalização das agroindústrias.
De acordo com o técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) de Bento Gonçalves, Thompson Didoné, o município é referência no Rio Grande do Sul no quesito agroindústria familiar, com os selos Sabor de Bento e Sabor Gaúcho. “É um evento que a gente faz para que o agricultor cada vez mais tenha a lembrança e as boas práticas de fabricação, transmitindo regionalidade do produto e qualidade daquilo que está sendo produzido”, aponta.
A legislação que regulamenta a agroindústria familiar no município vem desde 2013. Segundo Didoné, anterior a isso havia dificuldades de conseguir os alvarás sanitários para essas empresas operarem. “Via município não tinha como reconhecer a agroindústria e via estado demorava muito mais. A partir de 2013, todas que cumprem a legislação tem o registro, o acompanhamento e o alvará sanitário”, enfatiza.
Segundo o técnico, os agricultores buscam qualificação, sobretudo no que se refere às normas sanitárias. “A gente tenta facilitar de todas as formas, mas é obrigação cumprir toda a legislação”, aponta.
Desde 2013, dezenas de novas agroindústrias foram abertas no município. “É um programa que deu certo. O agricultor tem apoio em todas as etapas, até nas feiras, como Expobento e Expointer”, afirma Didoné.
Cristiano Selbach da Silva é responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (Sim) da Prefeitura de Bento Gonçalves, que fiscaliza produtos de origem animal fabricados em Bento Gonçalves. “Geralmente as agroindústrias são as pessoas que já fazem seus produtos, e acabam tendo que se regularizar. Os consumidores procuram produtos com procedência, qualidade e rotulagem”, observa.
De acordo com Selbach, os agricultores cada vez mais buscam qualificação e respeitar as normas legais. “Eles têm procurado bastante a legalização. E tem mercado para todos eles, nós ofertamos espaço na Via Del Vino para eles comercializarem seus produtos. Temos também o Bric colonial que ocorre em alguns sábados por mês”, afirma.