Os números da violência apresentados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, apresentados nesta quinta-feira, 12, apontam que agosto foi o mês mais violento do ano em Bento Gonçalves, no que diz respeito às mortes violentas. No total, foram nove mortes e oito crimes de homicídio doloso.

Na relação de ocorrências de mortes, junho e julho vem na sequência com seis mortes cada, seguidos de março (4), abril e maio (3), janeiro (2) e fevereiro (1), totalizando, 34 homicídios. Além destes, há outros casos que ainda aguardam conclusão das investigações para a definição da causa da morte.

Em relação a outros crimes na Capital do Vinho, no mês de agosto foram registrados 114 casos tipificados entre furtos, roubos, abigeatos, furto e roubo de veículos. Crimes de estelionato chegaram à marca de 29 ocorrências. Quatro apreensões de armas e munições, 17 ocorrências de posse de entorpecentes e 6 prisões por tráfico de drogas marcaram o mês passado.

Comparado ao mesmo período do ano passado, o número de homicídios aumentou. Em agosto de 2018, foram 29 casos, 10 a menos do que o registrado em 2019, um aumento de 34,48%. No entanto, nos demais casos, houve redução. Entre furtos, roubos, abigeatos, furto e roubo de veículos foram registrados 174 ocorrências, uma redução de 34,48%. Estelionatos aumentaram 31,81% (22 em 2018 e 29 neste ano). Apreensão de armas e munições totalizaram oito no mesmo período do ano passado, enquanto houveram sete prisões por posse de drogas e quatro por tráfico.

Os indicadores de 2018 e 2019 de todos os municípios gaúchos podem ser conferidos clicando aqui.